O curso de pedagogia


Pedagogia: curso, carreira e mercado de trabalho


A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). 

Pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais em um determinado contexto.

A Pedagogia estuda os ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para realizá-los, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas, seguindo objetivos definidos.

Principais áreas de atuação

- Escolas
- Sistemas de ensino (federal, estadual, municipal ou privado)
- Assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs)
- Consultoria para empresas, órgãos de governo ou organizações sociais
- Elaboração de políticas públicas

Modalidades do Curso


- Presencial 

- EaD (Ensino a distancia) 

O curso dura em média quatro anos, com conteúdos na área de teorias pedagógicas, psicologia (educacional e desenvolvimento infantil), sociologia (o papel da educação e da instituição escolar e a dinâmica da sociedade), metodologia do ensino de disciplinas básicas (língua portuguesa, matemática e ciências naturais), legislação educacional, entre outros.

O curso EaD possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar, pois geralmente as aulas são ministradas pela internet, e o aluno apenas comparece a instituição de ensino para realizar as provas. Nessa modalidade o aluno acompanha a matéria através de mídias como televisão, computadores (uso de internet), vídeo aulas, e etc. 


A Educação a Distância foi regulamentada pelo Decreto-Lei nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, do Ministério da Educação, regulamentando o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Entre outras disposições, determina que a educação a distância será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União. Caberá também à União regulamentar requezitos para realização de exames e para registro de diplomas relativos ao curso. Ao optar por um curso a distância, é imprescindível certificar-se que a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).


Na educação a distância o aluno tem a capacidade de gerenciar seu próprio aprendizado, ele possui uma grande autonomia para estudar e “assistir” as aulas de acordo com seu tempo disponível. É uma modalidade de ensino que tem se tornado cada vez mais comum. São oferecidos cursos de graduação, pós-graduação. 


O Ensino a Distância é a oportunidade para quem busca uma oportunidade de crescimento profissional e as vezes encontra-se afastado geograficamente de centros urbanos, porém exige o mesmo rigor do ensino presencial, ou seja, é preciso dedicação e disposição para os estudos. 


O que você pode fazer

*Administração escolar - Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

*Ensino - Lecionar na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental. EJA (Educação de Jovens e Adultos)

*Coordenação pedagógica - Acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.

*Educação especial - Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.

*Orientação educacional - Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

*Pedagogia empresarial - Desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

*Pedagogia hospitalar -  Atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.

*Supervisão educacional - Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/pedagogia/



2 comentários: