Sabemos que brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. Nessa atividade, as crianças exercitam e ampliam suas habilidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais. As dimensões permitidas nas brincadeiras incentivam a imaginação e a fantasia, além de explorarem sentimentos, reações e experiências. As crianças também desenvolvem a parte física com um todo, ganhando força, agilidade e desenvoltura.
O brinquedo tem um papel importante nesse processo, pois é um convite à própria brincadeira, tornando-a mais completa, produtiva, divertida e, muitas vezes, transformando essa experiência em uma simulação suave da vida adulta.
É nesse contexto que os brinquedos educativos e pedagógicos entram, para deixar as atividades ainda mais objetivas e proveitosas. Entretanto, vale a pena lembrar que eles possuem funções diferentes, apesar de serem confundidos com frequência.
Entenda a diferença entre brinquedos educativos e pedagógicos e saiba como você pode fazer com que cada brincadeira fique ainda mais interessante. Confira!
Quais são os conceitos?
Para você entender melhor sobre esses brinquedos, é importante se atentar a alguns conceitos. Podemos dizer que toda a experiência de brincar pode ser educativa, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e para a construção de habilidades nas crianças.
Brincadeiras ao ar livre , piqueniques, visitas ao zoológico, idas ao cinema, convívio com amigos e familiares, entre outros entretenimentos, devem fazer parte da rotina dos pequenos sem a exigência de roteiros predeterminados.
A contribuição pedagógica, por sua vez, tem objetivos mais claros, e é destinada ao aprendizado específico de determinados conteúdos. São práticas elaboradas e regradas, que também trabalham a disciplina e a organização.
É comum brinquedos educativos e pedagógicos se misturarem, a fim de propiciar diferentes vivências às crianças, tornando as experiências mais ricas e o aprendizado mais divertido.
Brinquedos educativos
Os brinquedos educativos são aqueles que permitem que a criança explore as possibilidades, sem interferências externas, de uma forma livre e com poucas regras.
A criança é capaz de estimular habilidades como raciocínio e coordenação motora, além de desenvolver a percepção de cores, formatos e sons. A presença de um adulto é sempre bem-vinda, mas nesse caso, fica em segundo plano.
São bons exemplos:
Brinquedo pedagógico
Os brinquedos pedagógicos pedem a presença e o direcionamento de um adulto — por isso são muito comuns em escolas. São jogos que demandam explicações, orientações de como brincar e interagir. Existem regras mais claras, e as crianças são conduzidas à brincadeira.
São bons exemplos:
* Dominó
Por qual optar?
Ambos podem ser usados em casa ou no ambiente escolar, bastando ter cuidado em relação à indicação etária. Para escolher entre um brinquedo educativo ou um brinquedo pedagógico, os pais precisam apenas definir o objetivo que querem atingir: desenvolver habilidades ou reforçar conteúdos.
O mais importante é compreender que o aprendizado não se limita apenas à escola. Todos nós aprendemos constantemente, por meio de informações que recebemos diariamente, fatos que presenciamos ou experiências que vivemos. Com as crianças, acontece exatamente a mesma coisa, só que elas estão em fase de formação e de construção de ideais.
Por isso, é essencial promover diferentes contatos e situações, como conviver com amigos e aprender a compartilhar, explorar parques, praças e praias, ter contato com a natureza, experimentar novos sabores, conhecer diferentes cheiros e texturas, ouvir e contar histórias, fantasiar e, principalmente, se divertir. Tudo isso colabora muito para o crescimento adequado e saudável das crianças.
Quais brinquedos são recomendados para cada faixa etária?
Agora que você entendeu as diferenças, deve estar se perguntando quais são os brinquedos recomendados para cada idade, certo? Calma! Nós vamos te ajudar.
De 0 a 5 meses
Nessa fase, a criança começa a reagir a sons, ao movimento (seguindo-os com os olhos), a reconhecer os pais e a colocar vários objetos na boca. Portanto, os brinquedos indicados são:
De 6 meses a 1 ano
Nessa fase, começa o reconhecimento das cores. É a partir dos seis meses, também, que as crianças precisam receber incentivo para engatinhar e sentar. São recomendados para essa fase:
* Brinquedos flutuantes (pois incentivam a criança e ficar sentada na hora do banho)
De 1 a 2 anos
Essa é a fase de aprimoramento do equilíbrio e também da percepção das espacialidades. São recomendados:
Não se esqueça de escolher brinquedos com cores vivas!
De 2 a 3 anos
Nessa fase, as crianças reconhecem cores primárias e formatos. Portanto, recomenda-se:
Ah! Esse já é o momento de ensinar a criança a recolher e organizar os brinquedos.
De 3 a 4 anos
Essa é uma fase de aperfeiçoamento das diversas habilidades: coordenação motora, fala, memória e o raciocínio. Nessa idade, a criança também consegue entender causa e consequência. Assim, são recomendados:
* Massinha de modelar, tintas a base de água e giz de cera
* Máscaras, fantoches e fantasias
* Instrumentos musicais de brinquedo
* Quebra-cabeças simples
* Papéis para desenhar
De 4 a 6 anos
Nessa fase, a criança está desenvolvendo a criatividade. Então, é importante que ela seja estimulada a pensar e a entrar no mundo da fantasia. São bons exemplos de brinquedos que podem auxiliar:
* Cofrinhos
* Casas de boneca grandes e com móveis
* Cidadezinhas
* Mini fazendinhas
* Materiais de papelaria
* Meios de transporte (aviões, motos, trens, barcos, caminhões, automóveis e tratores)
* Instrumentos musicais
* Jogos de tabuleiro
Essa é a idade em que a criança começa a sentir os chamados medos infantis (medo do bicho papão, do escuro, de bruxas, etc). Assim, é recomendável que ela tenha os objetos transicionais, como bonecas ou ursinhos de pelúcia.
Acima de 6 anos
Os brinquedos dessa fase devem estimular o raciocínio lógico e matemático, a imaginação e a criatividade. Assim recomendamos:
* Bolinhas de gude
* Pipas (ou papagaio)
* Argila para modelar
* Pincel
* Brinquedos que simulem artigos de mágica
* Bicicletas, patins, patinetes e skates
* Jogos de memória
* Futebol de botão
* Brinquedos colecionáveis
* Jogos de cartas
* Pistas de carrinhos
* Quebra-cabeças mais elaborados
Fonte:http://blog.abaratadizqtem.com.br/entenda-a-diferenca-entre-brinquedos-educativos-e-pedagogicos/
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Esta obra pretende ser um estímulo para os profissionais que buscam fundamentar seu trabalho diário em ideias sobre jogos, brinquedos, brincadeiras, brinquedoteca e educação. As sugestões de jogos, brincadeiras e montagem de brinquedoteca, que constituem uma parte desta obra, vêm de encontro com a ideia de que o ensino deve ser despertado pelo interesse do aluno, motivo este que modificou o sentido do que se entende por processo de ensino e de aprendizagem.
A coletânea de artigos que incorpora o livro mostra como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionado à criança e à educação.
O livro trata de concepções sobre o brincar provenientes de três campos de estudo: socioculturais, filosóficos e psicológicos. Pesquisadores franceses discutem o brincar como fenômeno cultural e ressaltam aspectos culturais expressos nos "livros-surpresa".
Agradeço por compartilhar este artigo detalhando em cada idade os brinquedos e o que desenvolve nas criancas
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