Discursos para formandos



Texto Individual 1 - Autor: Augusto Junior


O momento da formatura não é o ponto final, na verdade é uma virgula na trajetória de vocês, a verdade é que foi vencida uma etapa, mas outras etapas estão logo na frente aguardando para serem superadas, o tempo de aprendizado foi importante mas o que vai valer mesmo é o que vai ser feito daqui para frente, por isso temos um desafio de continuar nossa trajetória em direção ao sucesso.

Existe uma historia bem interessante, conta-se que um jovem concluiu seu curso de graduação em uma escola Americana, ao receber o canudo ele correu eufórico para o pátio deu um grande salto e gritou "VIDA AI VOU EU", a vida sorriu para ele e disse: PODE VIM QUE EU TE ENSINO O RESTO, acredito que esse deve ser o sentimento que está em nossos corações neste momento, é hora de sair e colocar em prática o que se aprendeu.

Em segundo lugar quero Parabenizar pela escolha, eu realmente acredito na EDUCAÇÃO e vejo que a Educação é o caminho para se transformar a sociedade.

Quero citar 3 frases que gosto muito:

"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."Paulo Freire

"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência"Augusto Cury

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".Immanuel Kant

Quero afirmar que trabalhar com educação é um grande desafio, as vezes não existe facilidade mas se prosseguirmos será gratificante.

O caminho do sucesso para um professor, é o que disse o Filósofo Mario Sergio Cortella.

Generosidade Mental – ensinar o que se sabe; Coerência ética – praticar o que se ensina;Humildade intelectual – perguntar o que se ignora.

Para concluir quero dizer que nosso grande modelo de educador é Jesus, ele foi sem sombra de dúvida o maior educador de todos os tempos, ele mostrou que o bom educador não é o que tem muito conhecimento mas aquele que consegue tornar este conhecimento acessível para quem está ouvindo.

A segunda característica de Jesus que precisamos aprender é que, ele ensinava para transformar vidas, as pessoas que tiveram contato com ele nunca mais foram as mesmas, suas vidas mudaram para sempre, desejo que você tenha este sonho dentro do seu coração.

A terceira característica de Jesus como Professor era que ele enxergava as pessoas como pessoas, ele conseguia enxergar as necessidades existentes em cada ser que ele encontrava, não era formula secreta, ele amava as pessoas.

a quarta característica que quero transmitir aqui é que Jesus fazia o que podemos fazer, ele dava atenção as pessoas, ele ouvia as pessoas e ele tocava nas pessoas, acredito que este deve ser objetivo dos educadores.

Jesus disse que ele nos deu o exemplo para que seguíssemos, e também falou aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.

Encerro minhas palavras com dois trechos Bíblicos.

1- Rm 12:7b Se é ensinar que haja dedicação ao ensino

2- Dn 12:3 Os entendidos pois resplandecerão, como o resplendor do firmamento, e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente.

Por Augusto Junior, 8 de novembro de 2012



Texto Individual 2 

Á Deus, rendemos sinceros agradecimentos por este momento especial em nossas vidas, um tempo aguardado com paciência, trabalho e dedicação. 
Agradecemos a Deus por ter nos sustentando em todas as circunstâncias ao longo destes 4 anos do curso de Pedagogia.

Temos ciência o quanto alguns momentos foram árduos para realização deste sonho, todavia, o amor incondicional de Deus nos preencheu de fé e esperança para enfrentarmos todas as dificuldades e prosseguirmos sempre em frente. 

Certamente amadurecemos ao enfrentarmos esses desafios, e agora, neste dia especial, viemos colher os frutos de nossos esforços, certamente com as benção de Deus, atingimos nosso alvo e finalmente chegou o dia de nossa formatura.

Agradecemos ao Criador que nos presenteou com o bem mais precioso que poderíamos receber, o dom da vida, e com ela, algumas dádivas oportunas, tal como a liberdade, que nos proporcionou fazer ‘escolhas’, e uma destas escolhas nos fizeram chegar até aqui, de igual forma a dádiva da perseverança que nos permitiu lutarmos pela conquista de nossos ideais.

Somos gratos também à Deus, por ter colocado pessoas maravilhosas em nossas vidas, tais como familiares, professores e amigos que nos incentivaram e nos fizeram compreender o quanto é gratificante encontrar apoio diante de decisões importantes de nossas vidas.
Agradecemos ainda pelos laços de amizade firmados em convívio estudantil, pois, aprendemos que no trabalho em equipe, nossos talentos e conhecimentos só fazem sentido quando são compartilhados em benefício do próximo, ou seja, em prol de uma sociedade justa e fraterna! A Deus nossa gratidão, por sua inesgotável fidelidade e bençãos derramadas sobre nós! 



Fonte 
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/discurso-para-formandos-de-pedagogia/67135/

Um comentário:

  1. Esses dois textos são realmente maravilhosos pois, enaltecem a Deus colocando-o em primeiro lugar em tudo, me graduei em pedagogia em 2022 e a colação de grau será dia 08/03/2023, usarei o segundo texto para discursar pois, serei o orador da turma.

    ResponderExcluir