TCC de pedagogia


O curso de Pedagogia aparece entre os cursos superiores mais procurados do Brasil. Essa graduação, que dura de 3 a 4 anos, habita profissionais para trabalhar como professores de educação infantil e também para ocupar outros cargos em escolas, como coordenador e diretor.

O aluno de Pedagogia frequenta as aulas de várias disciplinas, como História da Educação, Alfabetização e Fundamentos e Práticas do Ensino. Ele também precisa cumprir uma carga horária de estágio supervisionado. No último ano da formação, eis que surge um grande desafio na sua vida acadêmica: o temido TCC  ou monografia

TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior.

É elaborado em forma de dissertação, visando a iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.

Em geral, a aprovação do TCC é um critério para o aluno obter o diploma do curso de graduação. O "Trabalho de Conclusão de Curso" também é requesito obrigatório para outros cursos que não sejam de gradução, como, por exemplo, cursos de pós-graduação, MBA, cursos técnicos, entre outros.

Para iniciar o TCC o aluno deve ter um tema para o trabalho, que deverá ser escolhido com base em determinados critérios que incluem: afinidade com o tema; relevância para a comunidade científica e para a sociedade; existência de bibliografia suficiente; inovação, resposta a uma questão / dúvida que ainda persiste.

O trabalho escrito deve ser entregue pelo aluno em tempo hábil, sob pena de ser reprovado. A avaliação do TCC escrito é feita por uma Banca Examinadora, composta por professores que assistem e avaliam também a apresentação oral e os argumentos usados pelo aluno às questões colocadas. A comprovação de plágio (cópia) é considerada fraude.

A estrutura do TCC deve apresentar detalhes específicos para introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão. Segue ainda rigorosas normas para a citação das fontes bibliográficas que foram consultadas para a fundamentação teórica do texto. No Brasil, o estudante deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Dicas para montar o TCC de Pedagogia

Você tem dúvidas sobre como montar o TCC de Pedagogia? Então veja as dicas a seguir e aprenda o passo-a-passo para elaborar uma boa estrutura de trabalho de conclusão de curso.

1 – Defina um tema
O primeiro passo é escolher o tema do TCC, ou seja, o assunto da sua pesquisa. O aluno deve sempre pensar em algo capaz de despertar o interesse e proporcionar satisfação.

2 – Selecione conteúdo para o referencial teórico
Não dá para desenvolver um trabalho de conclusão de curso sem contar com um bom referencial teórico. Portanto, procure materiais que possam ser úteis durante a pesquisa e alimente a sua base teórica com autores com credibilidade na área. Use livros, artigos científicos e dissertações para tornar o seu TCC mais completo.

3 – Peça ajuda ao orientador
O orientador tem papel decisivo no TCC. É ele quem ajuda a definir o tema e sugere materiais para a fundamentação teórica. Em caso de dúvidas durante a elaboração do TCC, peça ajuda ao professor responsável pela orientação.

4 – Estude as normas da ABNT
As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) devem ser estudadas antes de elaborar o TCC. Elas definem como um trabalho acadêmico deve ser estruturado e quais são os elementos fundamentais. Na estrutura, o TCC deve contar com capa, folha de rosto, resumo, sumário, introdução, desenvolvimento e conclusão. O aluno também deve prestar muita atenção na hora de formatar o conteúdo, principalmente no que diz respeito às citações, numeração de páginas, margens e notas de rodapé.

5 – Cuidado com plágios
Os alunos do curso de Pedagogia devem tomar muito cuidado para não cometer plágio de outros trabalhos. Na hora de citar uma outra pesquisa, é muito importante dar créditos à fonte.

6 – Não deixe o TCC para última hora
Esta história de deixar o TCC para a última hora não funciona. O ideal é formular o conteúdo ao longo de pelo menos 5 meses, pois assim há tempo para pesquisar, ler livros, tirar dúvidas com o orientador, aplicar questionários e escrever o texto oficial do trabalho. Quem deixa para fazer o TCC um mês antes da entrega corre o risco de ser reprovado e ficar sem o tão desejado diploma.

7 – Não compre o TCC pronto
Muitas pessoas procuram TCC de pedagogia pronto à venda na internet. No entanto, este não é o melhor caminho para quem deseja concluir o curso com mérito e muito aprendizado. O ideal é iniciar a elaboração do trabalho com antecedência e encontrar um tema que desperte empatia.

Sugestão de temas para TCC de Pedagogia: Inspire-se

Jogos e brincadeiras na educação infantil

A importância da música no aprendizado

Inclusão digital nas escolas

Melhorias no sistema de ensino

Uso da internet nas práticas didáticas

Relações de gêneros nas escolas

Uso da televisão no ensino das crianças

A carreira do professor no século XXI

Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita

Evasão escolar

Violência nas escolas

Reduzir o bullying nas escolas através de práticas pedagógicas

Contribuição dos contos de fada nas práticas pedagógicas

Relação professor-aluno: a importância da afetividade

A importância da aproximação entre os pais e a escola

Estudo de línguas na pré-escola

A tecnologia na educação de alunos deficientes auditivos

O Papel do Psicopedagogo Educacional

O papel do pedagogo nas organizações

Pedagogia Hospitalar

***********************************************************************

Deixar o TCC ou monografia dentro das normas da ABNT  não é tarefa fácil. Além de conhecer as regras gerais, o estudante também precisa se informar sobre as exigências da sua universidade. Acesse aqui para baixar as regras

* Manual de orientações elaborado pela equipe de bibliotecárias da Biblioteca Setorial de Educação, com base nas normas da ABNT, e destinado a graduandos de Pedagogia:  Acesse clicando aqui para baixar o manual

* Modelo do template para Monografia: Acesse clicando  aqui para baixar

* Temas, Sugestões e Dicas para TCC de Pedagogia: Acesse clicando aqui

Estrutura do trabalho
Capa: deve conter o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.

Folha de rosto: apresenta nome do autor, título, cidade e ano e uma breve nota descritiva, que deve conter o objetivo do trabalho e o nome do orientador.

Dedicatória/agradecimentos: espaço no qual o autor presta homenagens e faz agradecimentos.

Resumo: é um texto, de 150 a 250 palavras, que sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho.

Sumário: serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. O alinhamento é à esquerda, sem recuo.

Introdução: deve conter os temas que serão tratados no trabalho, além da justificativa e do objetivo do TCC.

Desenvolvimento: a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.

Conclusão: é a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados.


⟹ Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar os preços 



                   




Fonte
http://www.mepeldigitus.com/abnt.html
http://viacarreira.com/tcc-de-pedagogia-pronto-203510/
http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas-062759/
http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/recursos-educacionais/temas-sugestoes-e-dicas-para-tcc-de-pedagogia/

3 comentários:

  1. Muito boa essas dicas, inclusive de leitura, estava com dúvidas até em o que é TCC e me deparo com essas dicas para montar o TCC.
    Me ajudou muito, muito mesmo. Principalmente a parte das normas ABNT e do plágio.

    ResponderExcluir
  2. Foi de grande relevância todas essas dicas .

    ResponderExcluir