Preparativos para formatura


Colação de Grau e a Festa de Formatura 


Penúltimo ano de curso e já começa a correria para iniciar os preparativos para a tão sonhada e esperada festa de formatura, e, nesse momento, surge a questão. Por onde e de que forma a festa de formatura deve começar a ser organizada?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer, que a data mais indicada para começar a iniciar os preparativos para a festa de formatura, não é no penúltimo ano, como ocorre, e, sim, a partir do 2° ano de curso, ao decidir por iniciar nesse período, é possível organizar com muito mais tranqüilidade e evitar eventuais imprevistos, muitas turmas deixam para iniciar os preparativos apenas no penúltimo ano de curso, daí bate o desespero.

Em segundo lugar, é necessário levantar o número de alunos interessados em participar da comissão de formatura, após essa fase, é necessário que se faça uma votação para verificar quem serão os alunos que estarão à frente da organização da festa, ou seja, será preciso escolher quem será:

1.  Presidente
2.  Vice - Presidente
3.  Tesoureiro
4.  1° Secretário
5.  2° Secretário.

Determinado os integrantes da Comissão de Formatura, é hora de elaborarem um Estatuto. O estatuto é um documento que deverá conter um conjunto de normas, previamente acordadas pela Comissão de Formatura, indispensável, para reger todas as suas atividades.

Findo o estatuto, a Comissão de Formatura poderá dar início a votação com a presença de todos os alunos a respeito do:

1. Orador (a)
Deverá ser escolhido “um” aluno por curso, geralmente deve ser o aluno que se destacou durante o curso. A sua função será de representar os formandos, fazendo o uso da palavra para expressar os anos vividos durante o curso, relatar a trajetória da turma, a importância da instituição de ensino na graduação e as expectativas dos formandos para o futuro, tudo isso em um tempo máximo de 05 minutos.

2. Patrono / Patronesse
Deverá ser escolhido “um” patrono por curso. A sua função será de defender cada formando perante a sociedade, será o defensor padroeiro, além disso, deverá realizar um discurso em um tempo máximo de 05 minutos, o discurso deve ter como base a importância da profissão dos graduados na sociedade e desejar sucesso na nova etapa a ser vivida pelos formandos.

3. Professor (a) Paraninfo (a)
Deverá ser escolhido “um” professor paraninfo por curso. A sua função é atuar como padrinho ou testemunha dos alunos formandos perante a sociedade, realizando um discurso de congratulação, que deve durar no máximo 05 minutos, o discurso deve ter como base ressaltar a importância da profissão dos graduados na sociedade e desejar boa sorte e sucesso na nova etapa a ser vivida pelos formandos.

4. Juramentista
Deverá ser escolhido “um” aluno por curso. Sua função será a de representar os demais formandos e proferir o juramento oficial específico de cada curso. Para o juramento o aluno deverá seguir um protocolo, deverá dirigir-se à tribuna e, com o braço direito estendido, ler o juramento, enquanto os demais, de pé, também com o braço direito estendido, acompanham a leitura. Ao final desta, todos, em uma só voz repetem: “Assim Prometo” ou “Eu Juro”.

Caso a Colação de Grau seja composta por mais de um curso, será escolhido um único juramentista para representar o grupo.

5. Aluno (a) Requerente de Grau
Deverá ser escolhido “um” aluno por curso, entretanto, essa função é opcional. Sua função seria de representar os demais formandos perante a autoridade acadêmica (Diretor ou representante) e receber o Grau em nome dos formandos, entretanto, é uma função facultativa, pois não há impedimento caso cada aluno queira receber o Grau.

6. Professor (a) Homenageado (a)
Deverá ser escolhido “um” professor por curso, a ser homenageado pelos formandos, o formando deverá entregar a placa e flores de homenagem ao professor escolhido.

7. Aluno (a) para entrega das Placas ou flores de homenagens
Deverá ser escolhido “um” aluno por curso. Sua função será a de realizar a entrega da homenagem (providenciada pelos alunos) ao professor homenageado.

8. Composição da Mesa
A mesa deverá ser composta pelo:
• Diretor da Unidade do Curso ou representante legal
• Coordenador do Curso ou representante legal
• Patrono / Patronesse
• Paraninfo / Paraninfa

9. Discursos
Deve haver quatro discursos obrigatórios:
• Do orador: primeiro a discursar;
• Do Paraninfo: antepenúltimo a discursar;
• Do Patrono: Penúltimo a discursar;
• Do Diretor ou seu representante legal: último a discursar

É importante ressaltar, que a participação da festa de formatura não é obrigatória, entretanto, a colação de grau é obrigatória para todos os alunos, sem exceção, inclusive, a colação deverá ser oferecida pela universidade sem qualquer custo adicional.

Concluídas todas essas fases, é hora de pensar nos preparativos para a festa de formatura propriamente dita, nesta fase, surge à questão: Quanto irá custar? Nesse momento é preciso adequar o sonho da festa ao valor disponível, determinando o valor e as formas de arrecadação de fundos para a festa de formatura, assim, será possível prever o valor que será angariado ao final e ir adaptando os gastos com a festa, ao provável faturamento.  Nesse momento vale à pena optar por contratar ou um serviço de cerimonial, a escolha por esse serviço, pode facilitar muito a contratação, coordenação e execução de todos os demais serviços que compreende o evento formatura, já que um serviço de cerimonial é especialista e conhecedor da área.

Caso a opção seja por não contratar o serviço de cerimonial, o ideal é realizar um detalhado trabalho de pesquisa a respeito de custo e qualidade na contratação de serviços, escolha de itens e aluguéis para a festa de formatura.

Os preparativos poderão ser iniciados com a escolha do local para a festa, em seguida, os convites, o serviço de fotografia, decoração, o buffet, bebidas (poderá optar por um serviço especializado de bartender), a música (que pode ser banda, DJ ou orquestra), adereços (para alegrar a festa e promover uma brincadeira entre os convidados e formandos, durante a festa, e, fotografias), serviços de entretenimento (opcional), as lembrancinhas (que poderão ser distribuídas como brindes, para que os convidados guardem como recordação da festa de formatura), serviço de segurança. Além disso, e, caso também seja opção da turma, é preciso separar um momento para decidir sobre o dia, local e preparativos, referente, o churrasco de confraternização e a viagem de formatura (dia, local, valor, meio de transporte e formas de pagamento).

Além de todas as questões levantadas acima, o importante é lembrar que o sucesso vai além dos fornecedores e organizadores, é preciso ter em mente, que a festa de formatura é um evento familiar, que reúne pessoas de diferentes idades e que, por este motivo, não é um evento direcionado somente aos formandos e, sim, a todos os presentes. Tendo isso como princípio, a sua festa com certeza será um grande sucesso, sendo sempre lembrada por todos.

 Autora: Luciana Lima
 Fonte de origem:  www.formatura.com.br
 http://formatura.com.br/dicas-de-formatura/191/formatura-passo-a-passo.htmbr


Os anéis, em geral, são responsáveis pela indicação de diversas situações: A aliança dourada na mão esquerda, por exemplo, indica que uma pessoa é casada; Se estiver na mão direita, então entendemos que ela está noiva. Reis medievais quase sempre utilizavam anéis em seu cotidiano, ao invés da incômoda coroa. 


- Da tradição aos dias atuais:

O anel de formatura é uma tradição que herdamos dos gregos e romanos, assim como as alianças. Os a civilização antiga acreditava que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia ligada diretamente ao coração, hoje isso é fato comprovado, por isso perdura o uso das alianças na mão esquerda representando o amor.

Anel de formatura - veja os preços aqui 
Assim, desde então, o uso de anel de compromisso; de 15 anos; aliança de noivado e casamento; e até anel de formatura são usados para representar sentimentos e emoções e simbolizar etapas de nossas vidas. 

Quanto ao anel de formatura, ao que tudo indica, a referência mais preponderante que temos é de que o anel de formatura foi inventado no ano de 1835, por um grupo de alunos da West Point - USMA, que é uma Academia Federal de Educação Militar, fundada em 1802 por Thomas Jefferson e George Washington cuja formatura era em 4 anos, e, como acontece nos bacharéis atuais, por exemplo.  O uso do anel era uma honra para quem o usava, além do orgulho da graduação. Simbolizava também o orgulho da faculdade onde se formava era só usado por membros da mesma “casa”. 

O conceito hoje em dia continua tendo base na tradição de premiar a pessoa graduada, mas os emblemas e pedras mudaram. Atualmente, não se usa o emblema da faculdade, e sim o da profissão que exerce ou exercerá e a pedra é padronizada pela área de atuação. 

Nos Estados Unidos da América ainda segue-se com a tradição e formato do anel.

O conceito do anel de formatura baseia-se na tradição de premiar com um anel algo digno de honra. Por esta razão, a jóia não deixa orgulhoso somente quem o recebe, mas também todos que o amam. A peça em si só já é um símbolo que realça o valor da conquista desse profissional.

Em formato padrão, no qual há inscrições nas laterais com símbolos ligados ao curso e no centro encontra-se a pedra na cor de acordo com a área de formação ou curso. Uma jóia com tantos simbolismos requer em sua fabricação os metais mais nobres. 

Assim os melhores anéis de formatura são confeccionados em ouro 18k e cravejados com brilhantes.  Onde o brilhante tem intrínseco o brilho e o sucesso na carreira e o ouro a seriedade e o valor do profissional.

Acredita-se que o anel de formatura deve ser colocado no dedo anelar, de preferência no da mão esquerda, pois isso trás uma simbologia que você casou com sua profissão que, tão logo, trará sucesso profissional.

Acredita-se também que deve-se usar o anel de formatura nesse dedo pois atrai sucesso, reconhecimento profissional brilho e prestígio. O anel de formatura deixa de ser um adorno passando a ser uma ferramenta de energia positiva e sucesso, representando seu uso à sua profissão de acordo com os emblemas de cada curso e sua respectiva pedra.

- O viés social:

É fato que o anel é um símbolo social que sintetiza memoráveis passagens e seus ritos. Assim também, o anel de formatura foi criado para indicar um rito de passagem, ou seja, a finalização de uma parte fundamental da formação de alguém. Trata-se até um símbolo de status e conquista pessoal aos olhos que os veem.

Apresentar-se portando um anel de formatura, como representado nos figurinos dos personagens da teledramaturgia - os quais são compostos pelo seu ambiente criado pelo autor e dependendo da descrição do personagem, está apresentando o anel de formatura, ou de grau denotando insígnia e reconhecimento a um árduo trabalho promovendo a representatividade da profissão, conceituando seu personagem no contexto social. 

Para muitos, o anel de formatura é um item da composição visual de uma pessoa do qual indica que ela passou por um rito de passagem: a formação em determinada área de conhecimento. Os anéis se tornaram não só um símbolo de realização e honra, mas também um meio de expressão pessoal, um símbolo individual do grupo profissional do qual faz parte.

No Brasil, o anel de formatura se tornou um prêmio aos que prezam pela tradição e que passam pelos processos de reconhecimento e cerimoniais tradicionais.

Geralmente a cor da pedra é acompanhada pela cor do canudo e da faixa da beca no dia da Colação de Grau, estas cores e símbolos são de acordo com as Confederações e Conselhos de cada profissão.


A pedra central do anel correspondente ao curso de Pedagogia é a 


AMETISTA ou SAFIRA AZUL



Fonte
http://jaformei.com.br/historia-dos-aneis

Nenhum comentário:

Postar um comentário