quinta-feira, 17 de maio de 2018

Dicas de como organizar uma festa junina educativa


Essa é uma dúvida bastante comum entre os professores, coordenadores e diretores. A comemoração na escola precisa atender as expectativas dos alunos e valorizar todas as tradições. Nesse post iremos apresentar algumas dicas para a organização do evento, considerando o contexto escolar.

A Festa Junina, festa tipicamente religiosa, é realizada em todo o país de diferentes formas. É comum que sejam realizadas festas juninas nas escolas. A quadrilha é indispensável, sem falar nos comes e bebes. Mas como organizar uma festa junina? Essa é a missão da maioria das escolas: conseguir transmitir algo educativo com a festa. Muitas instituições esquecem de passar o lado educativo da festa junina, ou seja, da onde veio ou por que há tantos alimentos do milho, enfim.

É preciso unir as comemorações aos ensinamentos históricos da festa de junina. Um exemplo é ressaltar que a festa “Junina” não recebe esse nome apenas por que acontece no mês de junho, mas também por que é a Festa de São João. Nesse mesmo mês se comemoram o dia de Santo Antônio e São Pedro. Os três santos são reverenciados com as festividades Juninas.

Se você não sabe ao certo como organizar uma festa junina educativa, siga as seguintes dicas:

– Valorizar o brincar;

– Estimular a participação da família;

– Envolver os estudantes no assunto;

– Trazer os alunos para a preparação da festa; 

– Promover diversão e socialização;

– Associar o conteúdo escolar à festa junina;

– Não fazer a festa no horário das aulas;

– Resgatar as manifestações culturais.

Veja a seguir alguns pontos que merecem atenção na hora de organizar o evento:

Descobrir isso pode ser o primeiro passo para a contextualização da festa. Qual a origem dessa festa? Os professores devem motivar os alunos para buscar a resposta dessa indagação. É essa busca que eles estudam, se informam sobre o assunto. O que pode despertar interesse na história, por exemplo, é saber que a tradição vem dos festejos de agradecimento aos santos pela colheita do meio do ano e que, por isso, a maioria dos quitutes é feita de milho, o que muitos adultos nem imaginam.

A festa junina pode ser ótima oportunidade também para apresentar novos instrumentos musicais para as crianças, como a sanfona. As escolas devem buscar profissionais que trabalhem com a música e dança típicas da festa. Além da quadrilha, existem inúmeros tipos de dança que são realizadas em todo o país, como o pau de fita ou o frevo.

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Trajes típicos juninos
No final do século XIX, as damas que dançavam quadrilha usavam vestidos até os pés, sem muita roda, no estilo blusão, com gola alta, cintura marcada, mangas ¾, bem ajustadas e botinas de salto abotoadas do lado. Os cavalheiros vestiam paletó até o joelho, com três botões, colete, calças estreitas, camisa de colarinho duro, gravata de laço e botinas.

Hoje em dia, na tradição rural brasileira, o vestiário típico das festas juninas não difere do de outras festas: homens e mulheres usam suas melhores roupas. Nos centros urbanos, há uma interpretação do vestuário sertanejo ou caipira, baseado no hábito de confeccionar roupas femininas com tecido de chita florido e as masculinas com tecidos de algodão listrados e escuros. Assim as roupas usadas para dançar quadrilha variam conforme as características culturais de cada região.

Para que todos entrem no clima da festa, é importante que venham caracterizados com trajes típicos. Os trajes mais comuns são:

Para os cavalheiros: camisa xadrez, calça jeans com retalhos costurados, chapéu de palha, lenço no pescoço, bota de cano alto e bigode, desenhados com lápis de olho.

Para as damas , vestidos de estampas florais , de cores fortes,com babados e rendas, mangas bufantes, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita , chapéu de palha, meia calça, sapato, batom de cor viva e sardas desenhadas na bochecha com lápis de olhos.

Passos e comandos mais utilizados na dança da quadrilha
BALANCÊ (balancer) – Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar.
É usado como um grito de incentivo e é repetido quase todas as vezes que termina um passo. Quando um comando é dado só para os cavalheiros, as damas permanecem no BALANCÊ. E vice-versa,

ANAVAN (en avant) – Avante, caminhar balançando os braços.

RETURNÊ (returner) – Voltar aos seus lugares.

TUR (tour) – Dar uma volta: Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.

A dança tem os seguintes Passos:

1. Forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros. Uma diante da outra e separadas por uma distância de 2,5m. Cada cavalheiro fica exatamente em frente à sua dama. Começa a música. BALANCÊ é o primeiro comando.

2. CUMPRIMENTO ÀS DAMAS OU “CAVALHEIROS CUMPRIMENTAR DAMAS”
Os cavalheiros, balançando o corpo, caminham até as damas e cada um cumprimenta a sua parceira, com mesura, quase se ajoelhando em frente a ela.

3. CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS OU “DAMAS CUMPRIMENTAR CAVALHEIROS”
As damas, balançando o corpo, caminham até os cavalheiros e cada uma cumprimenta o seu parceiro, com mesura, levantando levemente a barra da saia.

4. DAMAS E CAVALHEIROS TROCAR DE LADO
Os cavalheiros dirigem-se para o centro. As damas fazem o mesmo. Com os braços levantados, giram pela direita e dirigem-se ao lado oposto. Os cavalheiros vão para o lugar antes ocupado pelas damas. E vice-versa.

5. PRIMEIRAS MARCAS AO CENTRO
Antes do início da quadrilha, os pares são marcados pelo no. 1 ou 2. Ao comando “Primeiras marcas ao centro”, apenas os pares vão ao centro, cumprimentam-se, voltam, e os outros fazem o passo no lugar . Estando no centro, ao ouvir o marcador pedir balanceio ou giro, executar com o par da fileira oposta. Ouvindo “aos seus lugares”, os pares de no. 1 voltam à posição anterior. Ao comando de “Segundas marcas ao centro”, os pares de no. 2 fazem o mesmo.

6. GRANDE PASSEIO
As filas giram pela direita, se emendam em um grande círculo. Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira. Os casais passeiam em um grande círculo, balançando os braços soltos para baixo, no ritmo da música.

7. TROCAR DE DAMA
Cavalheiros à frente, ao lado da dama seguinte. O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornado para a sua parceira.

8. TROCAR DE CAVALHEIRO
O mesmo procedimento. Cada dama vai passar por todos os cavalheiros até ficar ao lado do seu parceiro.

9. O TÚNEL
Os casais, de mãos dados, vão andando em fila. Pára o casal da frente, levanta os braços, voltados para dentro, formando um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços em arco. O terceiro casal passa pelos dois e faz o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham passado pela ponte.

10. ANAVAN TUR
A dama e o cavalheiro dançam como no TUR. Após uma volta, a dama passa a dançar com o cavalheiro da frente. O comando é repetido até que cada dama tenha dançado com todos os cavalheiros e alcançado o seu parceiro.

11. CAMINHO DA ROÇA
Damas e cavalheiros formam uma só fila. Cada dama à frente do seu parceiro. Seguem na caminhada, braços livres,balançando. Fazem o BALANCË, andando sempre para a direita.

12. OLHA A COBRA
Damas e cavalheiros, que estavam andando para a direita, voltam-se e caminham em sentido contrário, evitando o perigo. A fileira deve ir deslizando como uma cobra pelo chão.

13. É MENTIRA
Damas e cavalheiros voltam a caminhar para a direita. Já passou o perigo. Era alarme falso.

14. CARACOL
Damas e cavalheiros estão em uma única fileira. Ao ouvir o comando, o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, como um caracol.

15. DESVIAR
É a palavra-chave para que o guia procure executar o caracol, ao contrário, até todos estarem em linha reta.

16. A GRANDE RODA
A fila é única agora, saindo do caracol. Forma-se uma roda que se movimenta, sempre de mãos dadas, à direita e à esquerdo como for pedido. Neste passo, temos evoluções. Ouvindo “Duas rodas, damas para o centro ; as mulheres vão ao centro, dão as mãos.
Na marcação “Duas rodas, cavalheiros para dentro, acontece o inverso. As rodas obedecem ao comando, movimentando para a direita ou para esquerda. Se o pedido for “Damas à esquerda e “Cavalheiros à direita” ou vice-versa, uma roda se desloca em sentido contrário à outra, seguindo o comando.

17. COROAR DAMAS
Volta-se à formação inicial das duas rodas, ficando as damos ao centro. Os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Abaixam os braços, então, de mãos dados, enlaçando as damas pela cintura. Nesta posição, se deslocam para o lado que o marcador pedir.

18. COROAR CAVALHEIROS
Os cavalheiros erguem os braços e, ao abaixar, soltam as mãos. Passam a manter os braços balançando, junto ao corpo. São as damas agora que erguem os braços, de mãos dadas, sobre a cabeça dos cavalheiros. Abaixam os braços, com as mãos dadas, enlaçando os cavalheiros pela cintura. Se deslocam para o lado que o marcador pedir.

19. DUAS RODAS
As damas levantam os braços, abaixando em seguida. Continuam de mãos dadas, sem enlaçar os cavalheiros, mantendo a roda. A roda dos cavalheiros é também mantida. São novamente duas rodas, movimentando no mesmo sentido ou não, segundo o comando. Até a contra-ordem!

20. REFORMAR A GRANDE RODA
Os cavalheiros caminham de costas, se colocando entre os damas. Todos se dão as mãos. A roda gira para a direita ou para a esquerda, segundo o comando.

21. DESPEDIDA
De um ponto escolhido da roda os pares se formam novamente. Em fila, saem no GALOPE, acenando para o público. A quadrilha está terminada. Nas Festas Juninas Mineiras, Paranaenses e Paulistas, após o encerramento da quadrilha, os músicos continuam tocando e o espaço é liberado para os casais que queiram dançar.

No youtube diversas coreografias para baixar e ensaiar



A festa junina não pode ser apenas um pretexto para se arrecadar dinheiro para melhorias na escola, que é o que acontece em muitas escolas mais carentes. É claro que a verba pode se voltar para o colégio, mas em algumas instituições acontece a ação beneficente, ou seja, a entrada para a festa é um quilo de alimento ou produtos de higiene que depois serão doados para uma instituição carente. Com algumas dicas você pode organizar festa junina na escola que vai passar toda uma educação para os alunos, além de divertir toda uma comunidade.

As figuras de Festa Junina para as crianças colorir representam uma ótima opção de atividade para fazer na escola com as crianças. Os desenhos podem apresentar os principais símbolos dessa data comemorativa e assim envolver a turma com uma verdadeira aula de cultura popular brasileira. 

Figuras de desenhos para baixar e pintar: Clique em cima da imagem, em seguida clique com botão direito do mouse no item "salvar imagem como".  


Celebrada em vários países, a festa junina é um evento que tem lugar importante no calendário. Ela tem um significado especial para o catolicismo, afinal, comemora o dia de santos populares, como São João, São Pedro e Santo Antônio. No Brasil, a festa junina chegou junto com os colonizadores portugueses, mas em nosso país a comemoração acabou assumindo características próprias. Durante o mês de junho, o evento tem fogueira, quadrilha, barraquinhas de comidas típicas, músicas caipiras e muitas brincadeiras.



Na segunda metade do mês de maio, os professores da educação infantil já começam a mobilizar os seus alunos para comemorar a festa junina. É muito comum ensaiar quadrilha e montar uma pequena confraternização na escola, na qual podem participar todos os estudantes e seus familiares. Nessa época do ano, outra atividade bastante comum é a distribuição de desenhos de festa junina para colorir.


Os desenhos de festa junina para pintar procuram valorizar as principais figuras dessa data comemorativa, como é o caso dos casais trajando roupas caipiras, das fogueiras, das bandeirinhas coloridas e dos noivinhos da quadrilha. Antes de distribuir desenhos para colorir, é muito importante que a professora converse com os seus alunos sobre a origem da festa junina, os significados dos principais símbolos, as tradições e as comidas típicas. 


Os desenhos também mostram para as crianças que é preciso valorizar o caipira, aquelas pessoas que moram no campo, pois é através delas que muitos alimentos chegam a nossa mesa. E as Festas de São João trazem esses costumes a tona através das roupas, brincadeiras e comidas típicas. Se você quer ensinar seu filho sobre as Festas Juninas compre para ele livros com desenhos sobre a festa ou imprima desenhos da internet para que possa colorir e se divertir, uma forma de aprender brincando.Essa aula será muito prazerosa e deixará a turma mais familiarizada com a data. 

Você pode ainda usar brincadeiras que aguçam a criatividade e coordenação motora das crianças. A maioria das brincadeiras tem prêmios, o que conquista ainda mais a criançada.
Muitas brincadeiras de forma divertida podem ser realizadas nas Festas Juninas, como pular corda, corrida de saco, correio romântico, corrida do ovo, entre muitas outras brincadeiras podem fazer com que as crianças interajam mais e se esqueçam dos jogos eletrônicos. O fato de estarem juntos e se divertirem faz com que as crianças aprendam uma forma diferente para passar o dia, a não ser na frente do computador. As escolas estão cada vez mais se inteirando com os jogos e brincadeiras lúdicas aproveitando os Festejos Juninos para mostrar às crianças a importância de se divertir e interagir com os colegas.

Primeiramente não devemos nos esquecer dos enfeites que são fundamentais para uma festa junina: as bandeirinhas coloridas. Você precisará de papel de seda colorido, tesoura, fio de barbante e cola, sendo que os papeis de seda deverão ser cortados alternadamente em forma triangular e a outra com duas pontas triangular, que serão coladas no fio de barbante para que atravesse o ambiente da festa, mantendo o clima divertido e colorido. Em todo caso, você pode evitar o trabalho de fazê-las e comprá-las em qualquer loja de festa da sua cidade!
Os trabalhos com EVA são perfeitos para decorar a festa junina, pois eles são coloridos, criativos e valorizam o bom-gosto. Na hora de confeccionar os enfeites com o material, a professora pode contar com a ajuda dos alunos, realizando assim uma atividade em sala de aula que envolva a montagem dos ornamentos.
Além dos painéis, o EVA serve para confeccionar muitos outros tipos de enfeites, como centro de mesa, toalhas, porta pipocas, fogueira, balão e bandeirinhas. O material não precisa ser usado isoladamente na hora de fazer os enfeites, ele também pode ser trabalhado junto com a madeira, os recicláveis e a palha.
As barraquinhas da festa junina escolar também podem ser enfeitadas com enfeites coloridos. Aposte nas bandeirolas, nos desenhos temáticos, nos babados de papel crepom com várias cores e no uso da palha.
Alguns elementos caipiras, que estão presentes nos sítios e fazendas, podem ser utilizados em prol da decoração da festa, como é o caso dos móveis rústicos e antigos, bules, guardanapos coloridos,cestos de vime. Tudo aquilo que remete à vida caipira é bem-vindo.

Alguns exemplos para decoração:















As comidas típicas da festa de São João são paçoca, doce de batata, suspiro, pé de moleque, milho cozinho, bolo de aipim, pamonha, canjica, pipoca, bolo de fubá, curau, churrasco, doce de leite, cuscuz, cocada, bolo de mandioca, maça do amor, arroz doce, amendoim torrado, pinhão cozido, batata na brasa e doce de abóbora, contando também com as bebidas típicas como vinho quente e quentão. Todos esses comes e bebes, de alguma forma, contribuem com a ornamentação da festa. 




Modelos de Convites

Para baixar: Clique em cima da imagem, em seguida clique com botão direito do mouse no item "salvar imagem como".  











APOSTILA TEMÁTICA "FESTA JUNINA" COM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 
PRONTAS PARA IMPRIMIR - EDUCAÇÃO INFANTIL - 60 páginas


Apostila de Atividades para Educação Infantil

Clique na imagem para acessar a fanpage.



Escola muda festa junina para "festa da colheita" por alunos evangélicos


Por questões religiosas, ligado ao protestantismo, muitos pais recusam autorizar participação de seus filhos nas festas juninas, diante deste quadro é interessante que a escola esteja abertas a estas questões e promova diálogos entre pais e corpo docente. E havendo necessidade, possam elaborar projetos flexíveis para que esses alunos sejam inseridos neste contexto do calendário comemorativo sem interferência de suas crenças. 

É o que aconteceu com o Insituto Educap de Campo Grande (MS) que substituiu a festa junina pela festa da colheita para incluir alunos evangélicos.     

➦Leia a matéria na íntegra no link abaixo: 


Você sabe o que é a Festa da Colheita?

➦Leia sobre o significado no link abaixo: 

http://www.chabad.org.br/datas/sucot/suc002.html

Como organizar uma festa da colheita (exemplos)





Essas foram algumas sugestões de como organizar uma festa junina educativa. Coloque em prática as nossas dicas e com certeza o evento será um grande sucesso entre os pequenos convidados.


Sugestão de leitura
Clique na imagem para consultar Preço Promocional



Fonte: 
https://www.mundodastribos.com/como-organizar-uma-festa-junina-educativa.html

http://www.turminha.mpf.mp.br/nossa-cultura/festa-junina/passos-e-comandos-mais-utilizados-na-danca-da-quadrilha

https://educacao.uol.com.br/noticias/2016/06/28/escola-muda-festa-junina-para-festa-da-colheita-para-aluno-evangelico.htm#fotoNav=2

https://criartes.webnode.com.br/products/trajes-tipicos-juninos/

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