quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Indicação de filmes para educadores e estudantes de pedagogia


No âmbito da educação, existem vários temas que podem servir como objeto de estudo para estudantes de pedagogia e educadores.

São filmes que abordam, de maneira simples e eficaz, questões como a igualdade social e moral dos seus personagens. Conseguindo assim transmitir importantes mensagens aos telespectadores. 

Confira abaixo uma lista de filmes que oferecem entretenimento e ao mesmo tempo contribuem na sua vida como educador. 

1. A Onda (2009)

Título original: Die Welle
a onda filmes educação

Em uma escola da Alemanha, alunos têm de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.

2. Como Estrelas na Terra (2007)

Título original: Taare Zameen Par
como estrelas na terra filmes educação
O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de compromisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.

3. Entre os Muros da Escola (2009)

Título original: Entre les Murs
entre os muros da escola filmes educação

François Marin trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

4. Escola da Vida (2005)

Título original: School of Life
escola da vida filmes educação

O Sr. D. é o novo professor da cidade, ele é bonito, simpático e adorado por todos os alunos da Escola Fallbrook Middle. Ele também faz sucesso com os colegas professores, com exceção de Matt Warner, o professor de biologia do colégio. Werner está determinado a ganhar o Prêmio de Professor do Ano, mas teme perder sua chance para o novo, e admirado, educador.

5. O Sorriso de Mona Lisa (2004)

Título original: Mona Lisa Smile
o sorriso de mona lisa filmes educação

Katharine Watson é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.


6. O Clube do Imperador (2002)
Título original: The Emperor's Club

o clube do imperador filmes educação

William Hundert é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert ensina para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell, o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado.

7. Mr. Holland - Adorável Professor (1995)

Título original: Mr. Holland's Opus
MR. HOLLAND - ADORÁVEL PROFESSOR filmes educação

Em 1964 um músico decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

8. Meu Mestre, Minha Vida (1989)

Título original: Lean on Me
meu mestre minha vida filmes educação

O professor Joe Clark é convidado pelo seu amigo Frank Napier para assumir o cargo de diretor em uma problemática escola de Nova Jersey. Autoritário e arrogante, Clark comanda com pulso firme e com métodos pouco ortodoxos, as vezes até violentos. Dessa forma, ele consegue com que alguns alunos da escola, que sofre com problemas de tráfico de drogas e violência, passem no exame de final de ano realizado pelo governo. Mesmo fazendo o bem para os alunos, seus métodos contraditórios atraem admiradores mas também inimigos.

9. O Grande Desafio (2007)

Título original: The Great Debaters
o grande desafio filmes educação

Melvin Thompson é um brilhante professor e amante das palavras. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia. Baseado em fatos reais.

10. O Líder da Classe (2008)

Título original: Front of the Class

o lider da classe filmes educação

Drama familiar inspirado na vida de Brad Cohen com síndrome de Tourette, que desafiou a doença para realizar o sonho de ser professor e superar as suas dificuldades.



11. Escritores da Liberdade (2007)

Título original: Freedom Writers

pedagogia

Uma jovem e idealista professora chega para dar aulas em uma escola de um bairro pobre, que está corrompido pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e entre eles há uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

12. Uma Mente Brilhante (2002)

Título original: A Beautiful Mind
 pedagogiaJohn Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o prêmio Nobel.

13. Música do Coração (1999)

Título original: Music of the Heart

pedagogiaQuando o marido de Roberta a trocou por uma amiga de família, ela deixou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar aulas às crianças e renovar a esperança da forma mais improvável, através da música com 50 violinos. Após 10 anos de ensino, a escola decide cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.

 14. Gênio Indomável (1998)

Título original: Good Will Hunting

pedagogiaEm Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e trabalhou como servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até que se identificar com um deles.

15. Mentes Perigosas (1995)

Título original: Dangerous Minds

pedagogia
Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer) é uma ex-militar que passa a ser professora em um colégio de afro-americanos, latinos e pessoas de uma comunidade pobre, quase todos rebeldes por natureza. Não conseguindo atenção de sua classe, ela passa a investir em métodos não-convencionais de ensino, como karatê, letras de Bob Dylan e acompanhamento pessoal.

 16. Sociedade dos Poetas Mortos (1990)

Título original: Dead Poets Society
 pedagogia
Em 1959, John Keating (Robin Williams) volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

17. O Preço do Desafio (1988)

Título original: Stand and Deliver

pedagogia
A trajetória de um professor boliviano, Jaime Escalante, contratado para dar aulas de matemática em um colégio americano de periferia. Mas, ao estilo de ''Ao Mestre Com Carinho'', descobre que os alunos são dos mais problemáticos, pouco preparados e completamente arredios. No entanto o professor insiste e consegue, com suas técnicas e muito amor, conquistar a todos.

18. O Despertar de Rita (1983)

Título: Educating  Rita
 pedagogia
Uma cabeleireira de 26 anos, Susan White (Julie Walters), que prefere ser chamada de Rita, procura ter formação uma universitária. Ela tem como orientador Frank Bryant (Michael Caine), um professor de literatura que é alcoólatra e divorciado, sendo que sua atual companheira, Julia (Jeananne Crowley), está tendo um caso com um amigo dele, Brian (Michael Williams). Se Bryant está cheio de problemas Rita também tem os seus, pois Denny (Malcolm Douglas), o marido dela, se incomoda ao ver a mulher estudando e anseia que fique logo grávida. Enquanto Rita cresce intelectualmente sob a tutela de Bryant, ela percebe que lhe faltava autoconfiança para ir adiante.

 19. O Homem Que Eu Escolhi (1973)

Título original: The Paper Chase
 pedagogia
James T. Hart é um estudante do primeiro ano de Direito na Universidade de Harvard. Seu maior desafio é sobreviver ao rígido e lendário professor Kingsfield, mas com a ajuda dos amigos da classe ele logo se torna um dos melhores alunos da turma. E, finalmente, ganha prestígio junto ao professor. O problema é que James novamente será provado quando descobre que a garota com quem está saindo é justamente a filha do professor.

20. Ao Mestre, Com Carinho (1967)

Título original: To Sir With Love

pedagogia

professor Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e bagunceiros, que estão dispostos a arruinar suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um novo convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.

21. Maria Montessori - Uma Vida Dedicada as Crianças (2007)
Título original: Maria Montessori: Una Vita Per i Bambini 

Maria Montessori - Uma Vida Dedicada as Crianças - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1

O filme conta a emocionante história da primeira mulher italiana formada em uma faculdade de medicina e de suas lutas contra o fascismo italiano pela aceitação de seu método de ensino, abordando seus dramas pessoais devido ao filho ilegítimo e aos costumes da época. A médica e professora Maria Montessori foi uma mulher à frente do seu tempo, que dedicou sua vida ao estudo e à pesquisa do mais fundamental e difícil problema do homem: a sua formação.


22. Quem Quer Ser um Milionário? (2008)
Título original: Slumdog Millionaire (Original)

Quem Quer Ser um Milionário?

Jamal Malik tem 18 anos, vem de uma família pobre das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Ele é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?" Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa Quem Quer Ser Um Milionário? No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos? Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.


Fonte:






Nenhum comentário:

Postar um comentário