Os profissionais da Educação, professores, diretores, coordenadores, orientadores, bem como a família e a comunidade, estão cada vez mais conscientes de que é preciso investir no enfrentamento deste problema.
No entanto, muitas unidades escolares não sabem ao certo como tratar os conflitos na sala de aula e na Escola. Para isso, é primordial que toda a comunidade educativa reflita e dialogue como compreendem as normas de convivência, sua importância, os comportamentos desejados e indesejados, como reagem ao comportamento dos alunos e como reagem às normas de convivência.
No que diz respeito ás causas dos conflitos, observa-se que existem vários fatores que contribuem e que não é possível eleger um culpado ou manter o ônus disciplinar na figura exclusiva do aluno. Faz-se necessário garantir as especificidades e particularidades desse problema em cada comunidade escolar para que seja possível tratar suas causas e não apenas os sintomas.
Para tentar resolver os problemas que surgem no cotidiano escolar, faz-se necessário que os mesmos sejam analisados na sua totalidade envolvendo a escola, professores e a família dos educandos.
Em relação à escola, no que diz respeito à construção de normas de convivência, é fundamental que elas estejam formuladas e justificadas com clareza e sensatez, que sejam conhecidas e aceitas e que seu cumprimento seja exigido. Desse modo, para ocorrerem mudanças de comportamento é preciso coerência, tempo e constância.
Os professores precisam conhecer as dinâmicas internas e o universo social e cultural vivenciados pelos seus alunos. Só assim é possível compreendê-los e respeitá-los, além de obter informações necessárias para intervir adequadamente.
É necessário ainda promover canais de comunicação com a família e com a comunidade e conhecer as razões pelas quais ambas não têm correspondido mútuas participações, ainda investir em intervenções planejadas e conscientes, criando espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa.
Para tanto, precisamos nos despir da postura de juízes que condenam sem analisar, e essa é, sem dúvida, uma tarefa possível e necessária.
Como os professores devem abordar temas como discriminação, bullying, orientação sexual, uso de drogas, violência e diversidade cultural em sala de aula?
Uma ótima sugestão de leitura, é o guia prático "Questões Sociais Desafiadoras na Escola", que prepara profissionais da educação para lidar com essas e outras questões sociais desafiadoras que fazem parte da realidade do ensino de crianças e jovens no século XXI. A partir de relatos de situações reais vividas por professores, Denise L. McLurkin discute questões complexas, trazendo conselhos e sugestões de docentes experientes sobre como trabalhar esses temas em sala de aula. Esta obra é um excelente ponto de partida para refletir sobre questões sociais contemporâneas e aprimorar as práticas de ensino no dia a dia, trazendo o debate para dentro da escola.
Síntese das abordagens por capítulos
Capítulo 1. Crianças com necessidades especiais
Capítulo 2. Multiculturalismo
Capítulo 3. Discriminação
Capítulo 4. Aprender inglês
Capítulo 5. Uso da língua não culta
Capítulo 6. Analfabetismo funcional
Capítulo 7. Identidade de gênero
Capítulo 8. Orientação sexual
Capítulo 9. Bullying
Capítulo 10. Abuso infantil
Capítulo 11. Abuso sexual
Capítulo 12. Violência
Capítulo 13. Religião
Capítulo 14. Pobreza
Capítulo 15. Gangues
Capítulo 16. Uso de drogas
Capítulo 17. Alcoolismo
Capítulo 18. Divórcio
Capítulo 19. Diferentes estruturas familiares
Capítulo 20. Automutilação
Capítulo 21. Morte
Capítulo 22. Uso da internet
Capítulo 23. Prisão
Capítulo 24. Guerra/terrorismo
Capítulo 2. Multiculturalismo
Capítulo 3. Discriminação
Capítulo 4. Aprender inglês
Capítulo 5. Uso da língua não culta
Capítulo 6. Analfabetismo funcional
Capítulo 7. Identidade de gênero
Capítulo 8. Orientação sexual
Capítulo 9. Bullying
Capítulo 10. Abuso infantil
Capítulo 11. Abuso sexual
Capítulo 12. Violência
Capítulo 13. Religião
Capítulo 14. Pobreza
Capítulo 15. Gangues
Capítulo 16. Uso de drogas
Capítulo 17. Alcoolismo
Capítulo 18. Divórcio
Capítulo 19. Diferentes estruturas familiares
Capítulo 20. Automutilação
Capítulo 21. Morte
Capítulo 22. Uso da internet
Capítulo 23. Prisão
Capítulo 24. Guerra/terrorismo
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