É importante fazer uma abordagem
comparativa entre grandes correntes da pedagogia, bastante útil para a
compreensão global das diversas ideologias que norteiam o pensamento pedagógico
e que estão na origem de cada uma dessas correntes.
Para fins didáticos, podemos dizer
que as principais correntes da pedagogia são:
:: Tradicional
:: Comportamental
:: Montessoriana
:: Renovadora
:: Tecnicista
:: Sócio-cultural
:: Humanista
:: Libertadora
:: Cognitivista
:: Critico-social de conteúdos
:: Peagetiana
PEDAGOGIA TRADICIONAL
Tendência Liberal
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Período
séc. XIX e XX
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Escola
objetiva o prepara intelectual.
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Johann
Friedrich Herbart (1776-1841): Metodologia de aulas-expositivas: comparações,
exercícios, lições de casa.
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Conhecimento:
Dedutivo. São apresentados apenas os resultados, para que sejam armazenados
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Relação
professor-aluno: autoridade e disciplina.
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João
Amós Commenius (1627): Princípios para ensinar artes por modelos completos,
perfeitos e exercícios.
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Homem:
Receptor passivo. Inserido em um mundo que irá conhecer pelo repasse de
informações..
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Avaliação:
centrada no produto do trabalho.
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Saviani
(1980): Professor é a garantia de que o conhecimento seja conseguido
independente do interesse do aluno.
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Educação
= Produto: Alcançado pelo conhecimento dos modelos pré-estabelecidos.
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Conteúdos:
passados como verdades absolutas - separadas das experiências.
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Émile
Chatier: Defende o ambiente austero, sem distrações.
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Mundo: É externo. O homem se apossa dele gradativamente pelo
conhecimento.
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Metodologia:
Aulas expositivas, atividades de repetição, aplicação,
memorização; Exercitar a vista, mão, inteligência. Gosto e senso moral.;
Privilégio verbal, escrito e oral; Atividades intelectuais e raciocínio
abstrato.
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Snyders
(1974): Busca levar o aluno ao contato com as grandes realizações da
humanidade. Ênfase aos modelos, em todos os campos do saber.
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Sociedade
- Cultural: O homem ascende socialmente pela cultura
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Na
arte: mimética, cópias, modelos externos, fazer técnica e científico,
conteúdo reprodutivista, mantém a divisão social existente, canto orfeônico,
trabalhos manuais.
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PEDAGOGIA NOVA OU RENOVADA
Liberal-progressivista e não diretiva
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Escolanovismo
- Final do século XIX - Brasil - 1930
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Escola:
Adequar necessidades individuais ao meio, propiciar experiências.
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John
Dewey (1859-1952): Aprendizado através da pesquisa individual.
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Homem e
mundo: O produto é a interação entre eles
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Relação
professor-aluno: Clima psicológico-democrático. Professor é auxiliar das
experiências.
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Franz
Cizek (1925): Tcheco libertar o impulso.
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Teorias:
Psicologia Cognitiva, Psicanálise, Teoria Gestalt.
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Método:
Aprender experimentando, aprender a aprender.
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Piaget -
Teoria do Desenvolvimento.
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Ensino-aprendizagem:
Procura desenvolver a inteligência, priorizando o sujeito,
considerando-o inserido numa situação social.
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Victor
Lowenfewld (1939) - EUA: Teorias Freudianas.
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Conteúdo:
Estabelecidos pela experiência.
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Herbert
Read (1943) - Inglaterra: Arte como experiência.
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Avaliação:
Atenção ao método na combate ao diretivismo, à qualidade e não a quantidade,
ao processo e não ao produto. Parâmetro na teoria piagetiana, múltiplos
critérios.
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Na
arte: Ensino como processo de pesquisa individual. Ruptura com cópia de
modelos externos. Valorização de estados psicológicos. Aluno produtor de
trabalhos artísticos. Expressão, revelação de emoções, de insight, de
desejos.
Dewey:
Função educativa da experiência cujo centro é o aluno.
Read:
Experiências cognitivas de modo progressivo em consideração aos interesses.
Cizerk:
Libertar impulso criador. Desenvolvimento através de experiências
estimuladoras.
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PEDAGOGIA TECNICISTA
Tendência Liberal
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Segunda metade século XX
Brasil 1960-1970
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Escola: Produzir indivíduos
competentes para o mercado de trabalho.
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Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 5692/71
Introdução da Disciplina Educação Artística
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Homem: Conseqüência das
influências ou forças do meio ambiente.
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Conteúdos: Baseia-se nos
princípios científicos, manuais e módulos de auto-instrução.
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Skinner - O homem é produto do meio
- análise funcional. Popham, Briggs, Papay, Gerlach, Glaser - Modelos de
instrução e sistemas.
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Mundo: Já construído.O meio
pode ser manipulado e pode também selecionar.
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Relação professor-aluno: Professor é o técnico e
responsável pela eficiência do ensino.
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Teorias: Behavioristas,
Positivismo, Comportamentalismo, Instrumentalismo.
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Metodologia: Técnica para atingir
objetivos instrucionais, aprender-fazendo, cópia, geometria, desenho
geométrico, educação através da arte, livre-expressão.
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Cultura: Espaço experimental.
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Avaliação: Prática diluída,
eclética e pouco fundamentada, levando ao exagero apego aos livros didáticos.
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Conhecimento: Experiência planejada, o
conhecimento é o resultado da experiência.
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Na arte: Educação artística
polarizada em atividades artísticas direcionadas para aspectos técnicos
construtivos pela "indústria cultural". Prática diluída, mistura
das pedagogias tradicional e renovada. Preocupação com qualidade do ensino de
arte. Dicotomias: ora saber construir, ora saber exprimir. Passam à categoria
de apenas atividades artísticas: Desenho, trabalhos manuais, artes aplicadas,
música, canto-coral.
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PEDAGOGIA LIBERTADORA
Tendência progressista
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Anos 60
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Escola: Ênfase ao
não-formal. É crítica, questiona as relações do homem no seu meio
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Paulo Frei
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Sociedade-Cultura: O homem cria a cultura
na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de v ida,
reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.
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Ensino-Aprendizagem:
Pedagogia do oprimido. Fazer da opressão e suas causas o objetivo de sua
reflexão, resultando daí o engajamento do homem na luta por sua libertação.
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Michel Lobrot
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Homem e mundo: Abordagem
interacionista.
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Conteúdos: Temas geradores
extraídos da vida dos alunos, saber do próprio aluno.
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Celestin Freinet
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Conhecimento: O homem
cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto
de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.
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Relação professor-aluno:
Relação horizontal, posicionamento como sujeitos do ato de conhecer.
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Maurício Tragtemberg
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Avaliação:
Auto-avaliação ou avaliação mútua.
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Miguel Gonzáles Arroyo
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Metodologia: Desenho,
trabalhos manuais, artes aplicadas, músicas e canto coral passam à categoria
apenas atividades artísticas.
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Nas artes: Alunos e
professor dialogam em condições de igualdade, desafiados por
situações-problemas que devem compreender e solucionar; libertação de
opressões, identidade cultural de aluno; estética do cotidiano; educação
artística abrange aspectos contextualistas.
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PEDAGOGIA LIBERTÁRIA
Tendência Progressista
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Escola: Transforma o aluno no sentido libertário e
auto-gestionário, como forma de resistência ao Estado
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Metodologia:
Livre-expressão. Contexto cultural. Educação estética.
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Conteúdos:
São colocados para o aluno, mas não são exigidos. São resultantes das
necessidades do grupo.
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Relação
professor-aluno: Professor é conselheiro, monitor à disposição do aluno
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Nas
artes: Educação Artística abrange aspectos contextualistas
Libertação de opressões, identidade cultural.
Expressão, revelação de emoções, de insight e de desejos
Libertação de impulsos criadores em experiências de grupo
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PEDAGOGIA HISTÓRIA-CRÍTICA
Tendência progressista
Fins
dos anos 70
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Escola: Parte
integrante do todo social. Prepara o aluno para participação ativa na
sociedade.
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C.
Rogers: Ensino centrado no aluno.
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Homem:
Considerado uma pessoa situada no mundo.
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Conteúdos: São
culturais, universais, sempre reavaliados frente à realidade social.
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A.
Neill: Desenvolvimento da criança sem interferência.
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Mundo:
O homem reconstrói em si o mundo exterior.
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Ensino-aprendizagem:
Técnicas de dirigir a pessoa a sua própria experiência, para que
ela possa estruturar-se e agir.
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A.
Combs (1965): Professor é personalidade única.
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Conhecimentos:
construído pela experiência pessoal e subjetiva.
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Relação
professor-aluno: Professor é autoridade competente que direciona o processo
ensino-aprendizagem. Mediador entre conteúdos e alunos.
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Metodologia:
Contexto cultura;, educação estética; proposta triangulas.
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Avaliação:
A experiência só pode ser julgada a partir de critérios internos
do organismo, os externos podem levar ao desajustamento.]
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||
Nas
artes: Conhecer arte. Apreciação, contextualização e fazer artístico.
Educação Artística abrange aspectos contextualistas e
essenciais.
Aspectos sociais são considerados para o ensino de arte.
Valorização da estética do cotidiano e capital cultural do
aluno.
Resgate da identidade cultural antes de ser partir para um
contexto mais amplo.
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A elaboração deste texto, inicialmente, prendeu-se à necessidade de se utilizar, em sala de aula, um livro que versasse sobre as diversas tendências e práticas da educação, que fizesse uso de uma linguagem fácil, descomplicada, que englobasse ideias pedagógicas de diferentes épocas e de autores consagrados, com uma visão holística, sem perder o senso crítico. O livro enfoca as principais epistemologias (teorias do conhecimento), com suas tendências e práticas pedagógicas, desde a Idade Moderna da Europa Ocidental (séculos XV ao XVIII), com o objetivo de fornecer bases iniciais, ajudando a levar o leitor à reflexão sobre as diversas tendências pedagógicas e, em última instância, de contribuir para a popularização do conhecimento, como pensava o filósofo Antonio Gramsci, no início do século XX.
Pela primeira vez vem à luz um livro cobrindo toda a história da educação brasileira, desde suas origens indígenas até os dias atuais. Todos os que se interessam pela nossa história dispõem, agora, de uma valiosa via de acesso ao conhecimento desse importante capítulo da cultura brasileira: as ideias pedagógicas. Os professores, em especial, têm nas mãos um instrumento de grande utilidade para o desenvolvimento do trabalho com os alunos em sala de aula. Tomando esta obra como roteiro, assegura-se aos estudantes uma visão de conjunto da educação brasileira em sua trajetória histórica. E, recorrendo às abundantes referências bibliográficas, o professor pode selecionar textos fundamentais para organizar seminários de aprofundamentos sobre temas específicos a serem trabalhados por grupos de alunos num instigante processo de enriquecimento curricular. Texto base para a disciplina de história da educação, o livro contém subsídios suscetíveis de auxiliar significativamente o trabalho docente das mais diferentes disciplinas integrantes dos currículos escolares.
Fonte
https://pt.slideshare.net/vinilocomelo/tendencias-pedaggicas-didtica
http://gmmmz.blogspot.com.br/2013/04/tendencias-pedagogicas.html
https://pt.slideshare.net/KoguenGouveia/as-6-correntes-pedaggicas
https://pt.slideshare.net/jessicanuvens5/as-principais-correntes-pedaggicas
https://pt.slideshare.net/jessicanuvens5/as-principais-correntes-pedaggicas
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