quinta-feira, 2 de março de 2017

Expectativas e habilidades do coordenador pedagógico



EXPECTATIVAS 

·  Desenvolver um olhar investigativo, para analisar as práticas dos professores, fazer intervenções e dar devolutivas que auxiliem o docente na sua ação e reflexão;
·  Desenvolver uma escuta atenta e criteriosa, saber problematizar as situações didáticas; 
· Analisar as necessidades formativas dos docentes por meio do diagnóstico das necessidades do grupo no inicio e durante a formação; 
·  Reconhecer os processos formativos dos professores, para estabelecer uma parceria que perpassa a dimensão de ser professor e ser formador, dando, assim, maior visibilidade às especificidades de cada função;
· Estabelecer um espaço o coletivo de aprendizagem, considerar a perspectiva do outro, considerando as relações interpessoais ( estar disponível para vive os conflitos); 
· Organizar de forma sistemática os registros ( portfólio/ blog) para dar visibilidade ao processo de ensino e de aprendizagem; 
· Potencializar o trabalho com as diversas áreas do conhecimento de acordo com o quadro de expectativas e habilidades que deve nortear o planejamento de curso; 
· Rever as metas de trabalho elencadas no projeto de coordenação, durante o processo, por meio dos feedback e auto avaliação.

HABILIDADES 

· Elaborar rotina semanal e agenda mensal das ações a serem realizadas pelo coordenador; 
· Refletir sobre a importância da relação entre teoria e prática;
· Registrar os aspectos significativos da prática observada; 
· Reconhecer a aplicabilidade do portfólio como instrumento de avaliação do processo de ensino e de aprendizagem( seu e dos pares); 
·Conhecer os projetos didáticos, institucional e educacional para realizar o monitoramento;
· Apreciar bons modelos de portfólio como disparadores de reflexão e tematização nos espaços formativos; 
· Compreender os processos de aprendizagem do professor;
· Auto-avaliar-se e realizar avaliação em pares; 
· Propor parceria com outros profissionais (psicólogo, fono, psicopedagogo, neurologista) e serviços disponíveis;
· Incluir estudo de caso em grupo mensalmente, envolvendo-se na elaboração em conjunto;
· Planejar e acompanhar aulas em parceria, com devolutivas pontuais; 
· Propor grupo de estudo por segmento com leitura direcionada nos espaços de 1/3;
· Planejar os encontros formativos: htpc, planejamento e parada pedagógica com o trio gestor; 
· Tornar os encontros de htpc, vitrines de boas práticas;
· Participar das orientações técnicas e formação em serviço na Seduc; 
· Realizar cursos e leitura para aprofundamento das teorias pedagógicas; 
· Orientar os profissionais para a adaptação curricular das crianças com necessidades especiais; 
· Acompanhar o trabalho dos professores especialistas; 
· Zelar pela ética nas relações, com justiça e imparcialidade; 
· Proporcionar a leitura e a interpretação da legislação vigente, promovendo compreensão e transposição didática; 
· Construir roteiros de observação que julgam significativos; 
· Refletir sobre como se ensina, como se aprende e como se avalia nas diferentes concepções e propor essa reflexão ao grupo; 
· Desenvolver a consciência da importância da leitura em voz alta, para apropriação da linguagem que se escreve; 
·Saber selecionar gêneros e portadores para leitura com diferentes propósitos, oferecendo aos docentes para que os mesmos tenham o mesmo procedimento ( homologia de processo); 
· Repertoriar o professor para que identifiquem as dificuldades apresentadas pelos alunos para planejar boas intervenções e procedimentos didáticos; 
· Compreender a importância dos registros nas situações problemas e interpretar os dados. 
· Potencializar o trabalho de produção, revisão e análise de textos dentro do gênero proposto para o bimestre. 
· Auxiliar o professor na identificação de atividades de leitura e de escrita com foco no sistema e na linguagem que se escreve;
· Apropriar-se do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar; 
· Construir o perfil do grupo a fim de conhecer os docentes para auxiliá-lo em suas necessidades/ especificidades;
·  Criar uma rotina de visita às salas de aula, tendo como foco a observação e o registro;
· Construir boas relações interpessoais, saberes e procedimentos entre a comunidade escolar e comunidade do entorno;
·  Aprimora-se das teorias pedagógicas; 
· Garantir que os profissionais do mesmo segmento trabalham as expectativas e habilidades selecionadas para o bimestre, sendo o elo de ligação entre eles; 
· Elaborar encaminhamentos que garantam o trabalho com os todos os blocos de conteúdo na área de matemática; 
· Proporcionar interação entre todos os profissionais da unidade, principalmente nos registros dos processos avaliativos ( Conselho de classe) 


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Coleção o Coordenador Pedagógico: As obras tratam do cotidiano da escola com seus desafios, seus movimentos e processos, bem como a aguda compreensão de seu papel na rede de relações que permeiam a vida da escola.

Fonte
http://educadorafernandakelly.blogspot.com.br/search/label/Documentos%20Pedag%C3%B3gicos

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