A publicação Inclusão: um guia para educadores é muito bem-vinda neste momento em que a discussão de tema tão polêmico está se espalhando dos nossos espaços educacionais para a opinião pública em geral.
O impacto que a inclusão tem causado no meio escolar, nas instituições especializadas e entre os pais de alunos com e sem deficiências provocou o aparecimento de muitas dúvidas e vieses de compreensão que estão retardando a implementação de ações em favor da abertura das escolas para todos os alunos.
Preconceitos, antigos valores, velhas verdades, atitudes e paradigmas conservadores da educação ainda ocultam o verdadeiro sentido dessa inovação.
A grande contribuição do presente texto é, pois, a de esclarecer os interessados, especialmente as famílias e os educadores, sobre aspectos fundamentais da inclusão escolar.
Nesse sentido, encontramos em cada um de seus capítulos uma resposta, uma sugestão, uma novidade, uma provocação, enfim, dos seus organizadores e colaboradores.Mas as idéias, as situações práticas que os autores nos apresentam constituem, ao nosso ver, muito mais do que um guia para os educadores concretizarem a inclusão: trata-se de material de grande valor e utilidade, rico em possibilidades e de transformação das escolas em suas dimensões pedagógicas, culturais, sociais e humanitárias.
O livro surpreende pela ousadia de seus posicionamentos e práticas educacionais e desafia-nos a enfrentar a inclusão pelo rompimento de nossas concepções tradicionais de uma boa escola e de um bom aluno.
Escrito por vários autores, tem a seguinte organização de temas:
Parte I - Origens
1. Fundamentos do Ensino Inclusivo.
2. Visão Geral Histórica da Inclusão.
3. A Inclusão como uma Força para a Renovação da Escola.
Parte II - Estratégias Básicas
4. Dez Elementos Críticos para a Criação de Comunidades de Ensino.
5. MAPs, Círculos de Amigos e PATH: Instrumentos Poderosos para Ajudar a Construir Comunidades Protetoras.
6. Estratégias Práticas para a Comunicação com Todos os Alunos.
7. Estratégias Administrativas para a Realização do Ensino Inclusivo.
8. O que eu Farei Segunda-feira pela Manhã?
Parte III - Colaboração
9. As Amizades como um Objetivo Educacional: O que Aprendemos e para onde Caminhamos.
10. Promovendo Amizades.
11. Colaboração dos Alunos: Um Elemento Essencial para a Elaboração de Currículos no Século XXI.
12. Colaboração, Rede de Apoio e Construção de Comunidade.
Parte IV - Considerações sobre o Currículo
13. O Currículo nas Salas de Aula Inclusivas: Origens.
14. A aprendizagem nas Escolas Inclusivas: e o Currículo?
15. Planejando Currículos Inclusivos desde o Início: Estratégias e Exemplos.
16. Escolhendo Opções e Acomodações para Crianças (COACH): Planejamento de Currículos para Alunos com Deficiências nas Classes de Ensino Regular.
17. Celebrando a Diversidade, Criando a Comunidade: O Currículo que Honra as Diferenças, Baseando-se Nelas.
18. Aprendizagem Comunitária nas Escolas Inclusivas.
Parte V - Considerações Comportamentais
19. Estratégias para o Manejo de uma Sala de Aula Inclusiva.
20. Apoio e Estratégias de Ensino Positivas.
21. Uma Abordagem Funcional para Lidar com o Comportamento.
22. Estruturando a Sala de Aula para Evitar Comportamentos Inadaptados.
23. Alguns Comentários sobre Abordagens Positivas para Alunos com Comportamento Difícil.
Parte VI - Outras considerações
24. A Inclusão e o Desenvolvimento de uma Auto-identidade Positiva em Pessoas com Deficiência.
25. Conquistando e Utilizando o Apoio da Família e da Comunidade para o Ensino Inclusivo.
26. Observações Finais: Preocupações sobre a Inclusão.
Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar o preço
Neste livro, os educadores encontrarão sugestões para fazer com que haja uma interação produtiva em sala de aula entre os alunos.
http://www.conteudoescola.com.br/resenhas/91-resenha-inclusao-um-guia-para-educadores-susan-stainback-e-william-stainback
Nenhum comentário:
Postar um comentário