A palavra pedagogia tem origem grega e significa condução da criança ( paidós=criança e agogé=condução). É a área que trata do ensino infantil. Mas ele pode também cuidar da administração escolar, nos métodos de ensino e na condução dos assuntos estudantis.
Atualmente, a profissão do pedagogo não é bem valorizada e remunerada, levando em conta a importância da sua atuação na sociedade, transmitindo valores, conhecimento e formando cidadãos.
Linhas pedagógicas: Construtivista, Montessoriana, Waldorf, Tradicional, Tendência democrática e Freireana. Veja seus significados a seguir:
A linha Construtiva: essa linha segue a ideia da participação ativa do aluno, como trabalhos em grupo, projetos e experiências, estímulo a dúvida e a busca pelo conhecimento. Aprender na prática.
A linha Montessoriana: as escolas montessorianas incentivam os alunos a autoconfiança e responsabilidade.
A linha Waldorf: essa linha defende que o desenvolvimento é dividido em ciclos de 7 anos. Foca na educação artística e no desenvolvimento artístico da criança.
A Tradicional: são as escolas onde o professor é a figura central, e o conteúdo é organizado de maneira sistemática e sequente. A maioria das escolas brasileiras são assim.
Tendência Democrática: as escolas de tendência democrática são aquelas onde os alunos não são obrigados a assistir a todas as matérias, mas sim as de seu interesse. As avaliações são feitas através de trabalhos
Linha Freiriana: baseada nas ideias de Paulo Freire, usa a metodologia de estimular o aluno à alfabetização, aspectos culturais, sociais e humanos do aluno além de adquirir autoconfiança.
I N F O G R Á F I C O
Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar o preço
Este livro expõe ao debate algumas pesquisas na área da pedagogia. Os temas abordados colaboram para dotar os professores de perspectivas de análise que os ajudem a compreender os contextos histórico/sociais/organizacionais nos quais se dá sua atividade docente.
O presente livro tem por finalidade investigar as possíveis contribuições da Pedagogia à prática docente. Resgata alguns dos sentidos construídos desde os primórdios do processo histórico das reflexões e das práticas pedagógicas - sentidos que parecem, ainda hoje, relevantes para a Pedagogia - e estabelece diálogo com alguns importantes pedagogos contemporâneos (nacionais e estrangeiros) a fim de elucidar - mediante síntese interpretativa própria da autora - como pode o conhecimento pedagógico dialogar com professores e auxiliá-los em suas reflexões.
Fonte
http://www.espacoeducar.net/2011/08/o-que-sao-pcns-parametros-curriculares.html
http://www.otempo.com.br/infogr%C3%A1ficos/linhas-pedag%C3%B3gicas-1.941196
http://www.otempo.com.br/infogr%C3%A1ficos/linhas-pedag%C3%B3gicas-1.941196
Nenhum comentário:
Postar um comentário