terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Ambiente seguro para as crianças





Mexer, pular, experimentar. Esse é o movimento de uma criança em qualquer que seja o ambiente em que se encontre. Explorar o ambiente à sua volta faz parte do seu desenvolvimento e deve ser estimulado.No entanto, cuidado! 

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela que cerca de 70% das quedas sofridas por crianças até os 9 anos de idade ocorrem nos ambientes do seu cotidiano.

A maior parte dos acidentes com crianças podem ser evitada com medidas simples de segurança. Mas não custa nada conferir os alertas e conselhos do INMETRO. Esse órgão criou algumas histórias em quadrinhos muito úteis para os familiares e professores dos pequenos. Basta clicar aqui para conferir. 

Aproveite, também, para ter um olhar cuidadoso para os brinquedos apropriados a cada idade. Tudo isso você irá encontrar nessas cartilhas. Uma forma divertida de ampliar seu conhecimento sobre a segurança das crianças. 




 Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar os preços 


"O que fazer quando o bebê sofre uma queda e bate a cabeça? Que medidas tomar caso a criança se engasgue ou tome um choque? Quais são as orientações mais atuais sobre transporte de crianças no automóvel e em avião? Como evitar o envolvimento com drogas? Qual a melhor forma de lidar com crianças e adolescentes que sofrem ou praticam bullying? Como lidar com transtornos de comportamento (depressão, distúrbios alimentares ou hiperatividade) na infância e na adolescência? Crianças e Adolescentes em Segurança traz respostas a essas e muitas outras perguntas sobre como manter crianças e adolescentes o mais longe possível de situações de perigo ao longo de todo o seu desenvolvimento. Organizado em formato de manual e em linguagem simples e direta, este livro fornece as orientações que devem ser seguidas para evitar situações de risco e, caso isso não tenha sido possível, para minimizar os danos causados. Assinala também quais atitudes não devem ser tomadas e em que ocasiões é necessário consultar especialistas. Trata-se, portanto, de leitura essencial para pais, cuidadores, educadores, professores, pediatras, psicólogos e outros profissionais de saúde, jornalistas, líderes comunitários, governantes e todos aqueles que, de alguma forma, atuam na criação, no cuidado e na educação desses seres em desenvolvimento e que merecem toda a atenção e proteção."


Parece que as crianças são forçadas a crescer cada vez mais cedo e mais rápido em nossos dias. Em muitos lares, as crianças são responsáveis por si mesmas e estão expostas ao bom e ao ruim que a televisão, a Internet e outros modernos meios tecnológicos apresentam. As crianças vivem num mundo menos protegido. Contudo há alternativas para isso. Divirta-se com segurança acentua, para os adultos responsáveis, a necessidade de que as crianças sejam acompanhadas com amor, por uma família que está unida, e tenham orientações claras sobre a vida. Esses cuidados permitirão que as crianças entrem no mundo real, a cada dia de suas vidas, preparadas para fazer deste mundo um, lugar melhor e mais seguro.
Fonte
http://www2.inmetro.gov.br/crianca/?pag=quadrinho
http://colecaociranda.blogspot.com.br/2012/10/e-saudavel-crianca-explorar-o-ambiente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário