terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O que é um ambiente alfabetizador?




Segundo RCNEI: “[...] um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tem oportunidade de participar.” (1998. p. 154)


Conforme Emília Ferreira, criar um ambiente alfabetizador significa organizar a sala de aula de maneira que cada parte ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimentos tais como:

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· Canto da leitura;
·  Materiais diversos com ilustrações e escritas (jornais, revistas, dicionários, folhetos, embalagens, literaturas, etc.);
· Alfabeto ilustrado;
· Sequência numérica;
· Calendário;
· Painel de aniversariantes:
· Painel de ajudantes;
· Listão de palavras.
·  Listagem com o primeiro nome dos alunos, organizados em ordem alfabética e tendo a letra inicial destacada.

O estimulo ao desenvolvimento cognitivo dos alunos é a tônica de um ambiente alfabetizador. Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais harmonioso, por ser mais produtivo.

As crianças têm preferências por atividades diferentes. Cada criança também apresenta um ritmo próprio, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuem para a independência de cada uma delas. A sala de aula deve incentivar o interesse pela leitura, escrita e manuseio de material didático.


               Ambiente alfabetizador em casa



Não é apenas na escola que a criança precisa encontrar um ambiente rico para o aprendizado da leitura e da escrita. Em casa isso é possível – até porque nesse campo a participação da família é fundamental para as crianças. 

 Veja algumas sugestões.   

1. Não pense que os temas da leitura e escrita pertencem apenas ao universo escolar. Em casa, a todo o tempo, estamos em contato com a linguagem. Do mesmo modo, desde que nasce, a criança está em contato com a palavra falada e escrita e apta a desenvolver suas próprias ideias de como funciona a língua.

2. Aproveite as situações mais cotidianas para envolver as crianças. Peça ajuda, por exemplo, para escrever a lista de supermercado, ler o título do filme que vão assistir na TV, os rótulos das embalagens. Embora não sejam situações de aprendizado formal, são muito significativas e levam a criança a pensar sobre a linguagem – e assim a aprimorá-la. Participar da vida familiar e sentir que confiam em sua capacidade também ajuda a elevar sua autoestima.

3. O estímulo à leitura é fundamental. Além de desenvolver a linguagem, o ato de ler desde cedo começa a formar um comportamento leitor. A criança cria hábitos, critérios e a leitura passa a fazer parte de sua vida.

4. Não se pode ter preconceitos quando o assunto é ler.  Deixe a criança ler o que preferir, inclusive gibis e outros textos. O importante é que a leitura seja incorporada em sua vida de maneira prazerosa e cotidiana.

5. Na hora de escolher um presente, não esqueça dos livros. As crianças precisam ser presenteadas com livros – tenha certeza de que vão adorar.

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6. Isso vale também para os passeios. Hoje, há muitas livrarias onde as pessoas passam todo o dia, folheando os livros e outros materiais escritos. As crianças precisam passear em livrarias, sentirem-se à vontade nesse ambiente e escolher o que querem ler.

7. Claro: é importante que os pais leiam, também. O exemplo é fundamental nessa área. É importante que as crianças percebam o interesse dos adultos pela leitura de jornais e de outros tipos de texto.

8. A parceria entre a escola e a família torna coerentes os propósitos de educação das nossas crianças. Por isso, mesmo que você não seja um especialista, acompanhe o trabalho feito na escola e valorize as conquistas das crianças.

9. Converse muito com seu filho. A riqueza do diálogo em família é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. Amplia o vocabulário e cria situações significativas de uso das palavras, estimulando a criança, qualquer que seja a sua idade.

10. Os adultos tendem a dar demasiada importância para a ortografia, pois em tempos passados isso era comum nas escolas. Saber escrever corretamente é importante, mas isso se dá em fases diferentes da formação escolar. Não se preocupe em corrigir os erros de escrita, nas produções infantis, o que pode desencorajar as crianças. O professor tem orientação sobre os momentos adequados para fazer essa intervenção.

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Repleto de comentários fascinantes a respeito do comportamento infantil, este livro não apenas torna mais simples a compreensão sobre os estágios de aquisição da linguagem como também orienta sobre como aumentar a interação de pais e filhos. A autora apresenta seu programa inovador que facilita o domínio da leitura e revela o quanto bebês e crianças que ainda estão aprendendo a andar e aquelas em fase pré-escolar sabem e podem expressar desde os primeiros meses de vida.

Fonte
http://paraisodaalfabetizacao.blogspot.com.br/2011/01/o-que-e-o-ambiente-alfabetizador_6468.html
http://colecaociranda.blogspot.com.br/2012/10/dicas-crie-um-ambiente-alfabetizador.html

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