quarta-feira, 8 de março de 2017

6 Mulheres que revolucionaram a educação


Parabéns à todas as mulheres educadoras do país, que lutam por uma educação melhor e maiores oportunidades para as crianças do Brasil.

A história da educação tem como base as mulheres que, desde os primórdios fizeram parte da democratização da construção do conhecimento e para que os alunos fizessem parte do aprendizado de maneira mais ativa. Para comemorar o dia da mulher, dentre os inúmeros nomes que se destacaram, selecionamos alguns ícones importantes para a educação, que trabalharam para que o processo de aprendizado evoluísse com o tempo.

Clique na imagem e conheça livro sobre Sabina Spielrein  
Sabina Spielrein (1885-1942) - Uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo, foi pioneira no estudo do método voltado à infância. Russa e judia, revolucionou a educação infantil ao criar, em 1923 junto com Vera Schmidt, a primeira creche que utilizava noções de psicanálise, em Moscou, na então União Soviética.  Conhecido como “Berçário Branco”, já que todas as paredes e mobiliários eram brancos, tinha como prioridade o amadurecimento crítico e analítico das crianças. A instituição foi fechada três anos depois por autoridades soviéticas com a acusação de que o local estimulava prática de “perversões sexuais”. O trabalho de Sabina influenciou o de Carl Gustav Jung, psiquiatra que a tratou com métodos freudianos quando foi diagnosticada com histeria durante a juventude e que, depois, foi seu amante.

Maria Montessori (1870-1952) - Médica e Pedagoga Italiana, foi a primeira mulher a se tornar médica na Itália e também responsável por criar um método de ensino que leva o seu nome. A educadora acreditava que as crianças eram capazes de conduzir o seu próprio aprendizado, cabendo ao professor apenas acompanhar esse processo. A função da educação seria estimular um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
Stefa Wilczynska (1886-1942) - Filha de família judia, a pedagoga foi influenciada pelos pensamentos da Escola Nova, que defende que a educação deve se basear nas experiências dos indivíduos e que as instituições de ensino devem deixar de ser meros locais de transmissão de conhecimentos para tornarem-se pequenas comunidades. Ao lado de Janusz Korczak, pedagogo referência na criação da “Declaração Universal dos Direito das Crianças”, Stefa criou um orfanato em Varsóvia (Polônia) que instituía uma República das Crianças, organizado sobre os princípios da justiça, fraternidade, igualdade de direitos e obrigações. O local contava com confortáveis salas de estar e de refeições, biblioteca e dormitórios claros. Entretanto, esse ambiente acolhedor foi perdido quando a Gestapo – a polícia política do Estado nazista -transferiu para uma pequena casa com quartos sujos, apertados e sem mobília. De lá, Korczak, Stefa e as 200 crianças foram levados para as câmaras de gás.
Carolina Mary Catherine Krug Florence (1828-1913) - Educadora Alemã, foi fundadora e diretora do Colégio Florence, em Campinas-SP. Fez curso superior na Suíça, onde teve contato com as ideias de Pestalozzi, aplicando-as no Brasil.
Emília Ferreiro – Psicóloga e pedagoga argentina, porém, radicada no México, desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever, o que levou muitos educadores a rever radicalmente seus métodos. Teve seu ligado ao construtivismo, campo de estudos inaugurado pelas descobertas de Jean Piaget.
Clique na imagem e conheça livro sobre Maria T. Montoan
Maria Teresa Mantoan – Pedagoga brasileira dedica-se, nas áreas de pesquisa, docência e extensão na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ao direito incondicional de todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino. Uma das maiores defensoras da educação inclusiva no Brasil, Maria Teresa Mantoan é crítica convicta das chamadas escolas especiais. Oficial na Ordem Nacional do Mérito Educacional no Grau de Cavaleiro, recebeu reconhecimento a contribuição à educação no Brasil.


Fonte
http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=511
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/03/08/dia-das-mulheres-oito-nomes-que-revolucionaram-a educacao/
http://www.blogeducadoresinovadores.com.br/2015/03/03/parabens-educadoras-veja-mulheres-que-revolucionaram-a-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário