quarta-feira, 15 de março de 2017

A importância do contato com a natureza para as crianças

"Aprender? Certamente mas, primeiro, viver e aprender pela vida, na vida."  John Dewey


Ter contato com pequenos animais, como pássaros, formigas, patos, galinhas, tartaruga, minhoca, peixe, tatu-bolinha, ajuda no desenvolvimento saudável e feliz das crianças e melhora o entendimento delas nas elaborações do que é limpeza, diferenças de alimentação, moradia, hábitos, etc.

O importante, é que a natureza faça parte da vida diária da criança e que ela possa sentir que contribui e é responsável pela manutenção e equilíbrio do meio ambiente. Essa percepção natural trará muitos benefícios como a calma, a paciência, o respeito, a concentração, curiosidade, independência. Quando a criança entra em contato direto com a natureza, começa a perceber o mundo a sua volta de diferentes formas:


Sensorial: já que terá contato com diferentes cheiros, texturas, cores, formatos;

Físico: ela precisará se movimentar muito mais, aperfeiçoando o equilíbrio e crescimento mais sadio;

Espacial: perceberá que a natureza é muito maior do que seu “mundinho” em casa, apartamento e que precisará explorar esse mundo novo para conhecer;
Sendo assim, vamos procurar valorizar esse contato que fará nossas crianças muito mais saudáveis

Por Vera Regina

Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar o preço

O livro Crianças e natureza – Reconectar é preciso é um alerta para as graves consequências físicas e psíquicas de um cotidiano infantil sedentário e conectado a dispositivos eletrônicos. Nesta obra estão reunidos os principais resultados de pesquisas sobre o tema nacional e internacional. A conclusão a que se chega é que a reconexão entre crianças e natureza é mais do que urgente, sob o risco de aumento de distúrbios físicos e emocionais causados pela privação de interações cotidianas com os ambientes naturais, seus seres e processos. Outro efeito nefasto do afastamento entre crianças e natureza é o desinteresse das pessoas pelo mundo natural que, sem conhecê-lo, não se empenham em sua proteção, agravando, deste modo, os problemas ambientais contemporâneos. Apesar deste alerta, as pesquisas cientificas deixam claro que nem tudo está perdido e que ainda há tempo para reversão da situação, basta que devolvamos às crianças o seu direito de contato com a natureza da qual todos nós fazemos parte. A leitura deste livro por pais, educadores e mesmo por crianças e adolescentes, certamente, já vai iniciar uma mudança de pensamento acerca da importância da natureza para a humanidade e de nossa responsabilidade para com sua proteção.

Mensagem do Autor: Autora propõe a reconexão com a natureza para o desenvolvimento das crianças.

Sobre o Autor: Christiana Profice é doutora em psicologia e, há muitos anos, vem se dedicando à pesquisa na área da psicologia ambiental sobre a interação entre crianças e ambientes naturais.

Fonte 
http://educacao.estadao.com.br/blogs/dreamkids/a-importancia-do-contato-com-a-natureza-para-as-criancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário