sexta-feira, 3 de março de 2017

Segurança com as crianças: publicações nas redes sociais



Os pais e educadores que gostam compartilhar nas redes sociais, suas crianças, sejam em ambiente escolar, passeios ou diversas situações, há cuidados que merecem atenção quando a postagem envolve crianças. 

No caso de professores e cuidadores é importante ressaltar ainda que nunca se deve fotografar ou publicar fotos de crianças sem a prévia autorização dos pais ou da instituição de ensino. 

Confira algumas 10 dicas do que não postar em uma rede social:

1 – uniforme escolar

Tome cuidado ao postar fotos na volta às aulas. Não identifique o local em que seu filho estuda, bem como, não publique fotos dos filhos com uniforme escolar em que apareça o nome do colégio. Também fique atento às publicações da própria escola. Se você não concordar, o colégio não poderá usar imagens do seu filho nas redes sociais.

2 – com objetos de valor

Não publique fotos de crianças em que apareçam objetos de valor, como o smartphone top de linha, um tablet novo, carro, motos – enfim, outros materiais de valor da família. Você pode se tornar alvo de golpistas e bandidos.

3 – com localização

Não é indicado que os pais publiquem fotos e identifiquem a localização de onde estão com os filhos. É muito comum a solicitação de localização em redes sociais como Foursquare, Instagram e Facebook e o indicado é  desativar o geolocalizador do celular.  Tome cuidado para não tornar pública a localização da residência ou de locais de rotina da família. Essas informações deixam sua família exposta.

5 - com outros amiguinhos

Não publique fotos de outras crianças com seus filhos em redes sociais.  Você não sabe qual a posição dos pais dos amiguinhos dos seus filhos sobre o assunto. Procure conversar sobre isso, pois o mesmo pode ocorrer quando seu filho visita os amigos.

6 – culto da beleza

Quanto mais bonita a foto, mais vontade temos de publicar. É assim com todo mundo, porém no caso de fotos com crianças – temos que ter ainda mais cuidados. O melhor a fazer é guardá-la e mostrar somente aos amigos durante as visitas. Uma foto, ao ser postada na web, pode ser compartilhada, copiada e usada em outros locais.

7 – crianças nuas

Momentos íntimos como banhos, por exemplo não devem ser postados em redes sociais. Outro caso bastante comum, ao nascer o bebê, os pais publicam a imagem da criança, literalmente, como veio ao mundo. Não podemos esquecer dos casos de pedofilia na web

8 – evite que seu filho vire um meme

Em registros engraçadinhos, tenha cuidado ao expor na internet. Com a velocidade de envio de fotos e vídeos – se tiver apelo humorístico acaba virando meme – virais. Então, guarde essas fotos em um arquivo pessoal e evite que seu filho seja alvo de piadinhas na internet.

9 – proteja o álbum

Para garantir segurança, publique as fotos de seus filhos em álbuns restritos aos amigos. É possível fazer os ajustes nas configurações das suas redes sociais.

10 – amigos mais reais e menos virtuais

Por fim, aceite apenas amigos reais nas suas redes. Pois assim sua timeline fica restrita as pessoas que você confia. Desse jeito, terás liberdade para postar fotos, vídeos sem medo. Mas fica o alerta: todo cuidado é pouco!

Para outras orientações baixe a cartilha sobre Ética e Segurança Digital clicando aqui 

Fonte
http://wp.clicrbs.com.br/conecte/2015/02/23/nao-fotografe-seu-filho-de-uniforme-saiba-mais/?topo=52,1,1,,171,e171

Nenhum comentário:

Postar um comentário