quinta-feira, 2 de março de 2017

Crie livro a partir de artigos da Wikipédia



Que tal criar livros de variados temas a partir do site Wikipédia?

Você deseja criar livros grátis para auxiliar no aprendizado? O site agora tem uma funcionalidade que permite criar livros (digitais ou impressos) a partir dos artigos da enciclopédia  Wikipédia de um modo simples e com resultados satisfatórios.

No contexto da ferramenta de "criar livro", o livro é uma coleção de que o usuário pode escolher e adicionar individualmente. Desta forma pode criar um livro personalizado com as páginas wiki e posteriormente escolher uma das seguintes opções:

* descarregar o livro no formato PDF
* descarregar o livro no formato OpenDocument
* encomendar para impressão no site PediaPress, sendo posteriormente entregue por correio
* partilhar o livro neste site para que outros usuários possam descarregar ou encomendar a impressão do livro.

* Procure na coluna esquerda a opção Imprimir/exportar e, depois, Criar um livro. Na página seguinte, Iniciar o criador de livros.

*  A partir de agora, todas as páginas têm no topo, a secção Criador de livros e a opção Adicionar esta página ao seu livro. Como exemplo, decido elaborar um livro sobre… a História da Educação. Desta forma, pesquiso a palavra História da Educação (na caixa do canto superior direito); quando aparecer a página, clico em Adicionar esta página ao livro.

* A partir do tema, posso criar outros subtemas relacionados (história da educação no brasil, dentre outros que eu queira agregar): procuro, na página anteriormente aberta, o link que remete para outra página e, novamente, clico em Adicionar esta página ao seu livro.

*  Repita o processo em assuntos que desejo adicionar ao livro

* Ao final das inclusões, tenho o livro que queria e posso “editá-lo”: clico em Mostrar livro (na referida secção Criador de livros); na página seguinte, escrevo o título (História da Educação) e o subtítulo ([artigos da Wikipédia]); não vou reordenar nem as páginas nem os capítulos (mas poderia fazê-lo); também não vou encomendar uma versão impressa do livro (mas poderia fazê-lo: ver secção, à direita); vou descarregá-lo, depois de escolher o formato (epub/pdf/…): clico em Descarregar, espero uns segundos (enquanto o processo se conclui) e descarrego o ficheiro para o meu computador (clicando em Transfira o ficheiro).


Vídeo tutorial  I 



Vídeo tutorial  II



Fonte
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuda:Livros
http://omeubau.net/criar-livro-de-artigos-da-wikipedia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário