terça-feira, 7 de março de 2017

Plágio acadêmico: cartilha informativa para baixar


A cartilha tem como objetivo de explicar aos alunos o que é exatamente o plágio, problema tão presente hoje em dia no ambiente universitário. 

A prática que leva à falsa representação do nível de conhecimento de alguém durante a avaliação formal ou informal desse conhecimento, dentre outras infrações de desonestidade intelectual, pode ser considerada plágio.
O plágio destrói o princípio fundamental de confiança que deve existir no processo de transmissão e aquisição de conhecimento em atividades de pesquisa e de ensino-aprendizagem, além de comprometer a reputação acadêmica do aluno e, por consequência, da instituição de ensino à qual o aluno está vinculado.

Alguns dicionários definem plágio como o ato de “cometer furto literário, apresentando como sua uma ideia literária ou científica de outrem”. Ainda, complementa-se como a “apresentação feita por alguém como de sua própria autoria de trabalho, obra intelectual, etc. produzida por outrem”. 

A legislação brasileira entende como plágio a “cópia dissimulada da forma da obra exteriorizada de terceiro, com o intuito de passar-se por seu autor”. Portanto, o que caracteriza o plágio não é somente a semelhança física entre os textos, mas qualquer possibilidade de cópia, ainda que na ausência de dolo.

Não somente considera-se plágio aquilo que é literalmente copiado; explicar com suas palavras o que leu em um determinado documento, sintetizar ou confrontar ideias de diversas fontes em um único texto não faz com que o seu texto seja original; esta ação também é considerada plágio se não citada a fonte. 

Porém, há casos em que o uso de citações é dispensado, como em resumos solicitados pelo professor de um texto a ser discutido ou de algo considerado senso comum. Não há qualquer impedimento de fazer uso da ideia de outrem para fundamentar um texto. O que não se pode é omitir a fonte de onde a informação foi retirada ou na qual a ideia foi baseada. Por isso, o uso de citações é fundamental, uma vez que a omissão caracteriza apropriação indevida de conteúdo e é plágio.


Fonte
http://portaldoaluno.insper.edu.br/downloads/cartilha-plagio.pdf
http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário