segunda-feira, 6 de março de 2017

Tabelas de tendências pedagógicas



É importante fazer uma abordagem comparativa entre grandes correntes da pedagogia, bastante útil para a compreensão global das diversas ideologias que norteiam o pensamento pedagógico e que estão na origem de cada uma dessas correntes.

Para fins didáticos, podemos dizer que as principais correntes da pedagogia são:

:: Tradicional 
:: Comportamental
:: Montessoriana
:: Renovadora
:: Tecnicista
:: Sócio-cultural
:: Humanista
:: Libertadora
:: Cognitivista
:: Critico-social de conteúdos
:: Peagetiana
:: Construtivista




















PEDAGOGIA TRADICIONAL
Tendência Liberal

Período séc. XIX e XX
 Escola objetiva o prepara intelectual.
Johann Friedrich Herbart (1776-1841): Metodologia de aulas-expositivas: comparações, exercícios, lições de casa.
Conhecimento: Dedutivo. São apresentados apenas os resultados, para que sejam armazenados
Relação professor-aluno: autoridade e disciplina.
João Amós Commenius (1627): Princípios para ensinar artes por modelos completos, perfeitos e exercícios.
Homem: Receptor passivo. Inserido em um mundo que irá conhecer pelo repasse de informações..
Avaliação: centrada no produto do trabalho.
Saviani (1980): Professor é a garantia de que o conhecimento seja conseguido independente do interesse do aluno.
Educação = Produto: Alcançado pelo conhecimento dos modelos pré-estabelecidos.
Conteúdos: passados como verdades absolutas - separadas das experiências.
Émile Chatier: Defende o ambiente austero, sem distrações.
Mundo: É externo. O homem se apossa dele gradativamente pelo conhecimento.
Metodologia: Aulas expositivas, atividades de repetição, aplicação, memorização; Exercitar a vista, mão, inteligência. Gosto e senso moral.; Privilégio verbal, escrito e oral; Atividades intelectuais e raciocínio abstrato.
Snyders (1974): Busca levar o aluno ao contato com as grandes realizações da humanidade. Ênfase aos modelos, em todos os campos do saber.
Sociedade - Cultural: O homem ascende socialmente pela cultura
Na arte: mimética, cópias, modelos externos, fazer técnica e científico, conteúdo reprodutivista, mantém a divisão social existente, canto orfeônico, trabalhos manuais.


PEDAGOGIA NOVA OU RENOVADA
Liberal-progressivista e não diretiva

Escolanovismo - Final do século XIX - Brasil - 1930
Escola: Adequar necessidades individuais ao meio, propiciar experiências.
John Dewey (1859-1952): Aprendizado através da pesquisa individual.
Homem e mundo: O produto é a interação entre eles
Relação professor-aluno: Clima psicológico-democrático. Professor é auxiliar das experiências.
Franz Cizek (1925): Tcheco libertar o impulso.
Teorias: Psicologia Cognitiva, Psicanálise, Teoria Gestalt.
Método: Aprender experimentando, aprender a aprender.
Piaget - Teoria do Desenvolvimento.

Ensino-aprendizagem: Procura desenvolver a inteligência, priorizando o sujeito, considerando-o inserido numa situação social.
Victor Lowenfewld (1939) - EUA: Teorias Freudianas.

Conteúdo: Estabelecidos pela experiência.
Herbert Read (1943) - Inglaterra: Arte como experiência.

Avaliação: Atenção ao método na combate ao diretivismo, à qualidade e não a quantidade, ao processo e não ao produto. Parâmetro na teoria piagetiana, múltiplos critérios.


Na arte: Ensino como processo de pesquisa individual. Ruptura com cópia de modelos externos. Valorização de estados psicológicos. Aluno produtor de trabalhos artísticos. Expressão, revelação de emoções, de insight, de desejos.
Dewey: Função educativa da experiência cujo centro é o aluno.
Read: Experiências cognitivas de modo progressivo em consideração aos interesses.
Cizerk: Libertar impulso criador. Desenvolvimento através de experiências estimuladoras.


PEDAGOGIA TECNICISTA
Tendência Liberal

Segunda metade século XX Brasil  1960-1970
Escola: Produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 5692/71 Introdução da Disciplina Educação Artística
Homem: Conseqüência das influências ou forças do meio ambiente.
Conteúdos: Baseia-se nos princípios científicos, manuais e módulos de auto-instrução.
Skinner - O homem é produto do meio - análise funcional. Popham, Briggs, Papay, Gerlach, Glaser - Modelos de instrução e sistemas.
Mundo: Já construído.O meio pode ser manipulado e pode também selecionar.
Relação professor-aluno: Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.

Teorias: Behavioristas, Positivismo, Comportamentalismo, Instrumentalismo.
Metodologia: Técnica para atingir objetivos instrucionais, aprender-fazendo, cópia, geometria, desenho geométrico, educação através da arte, livre-expressão.

Cultura: Espaço experimental.
Avaliação: Prática diluída, eclética e pouco fundamentada, levando ao exagero apego aos livros didáticos.

Conhecimento: Experiência planejada, o conhecimento é o resultado da experiência.
Na arte: Educação artística polarizada em atividades artísticas direcionadas para aspectos técnicos construtivos pela "indústria cultural". Prática diluída, mistura das pedagogias tradicional e renovada. Preocupação com qualidade do ensino de arte. Dicotomias: ora saber construir, ora saber exprimir. Passam à categoria de apenas atividades artísticas: Desenho, trabalhos manuais, artes aplicadas, música, canto-coral.


PEDAGOGIA LIBERTADORA
Tendência progressista

Anos 60
Escola: Ênfase ao não-formal. É crítica, questiona as relações do homem no seu meio
Paulo Frei
Sociedade-Cultura: O homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de v ida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.
Ensino-Aprendizagem: Pedagogia do oprimido. Fazer da opressão e suas causas o objetivo de sua reflexão, resultando daí o engajamento do homem na luta por sua libertação.
Michel Lobrot
Homem e mundo: Abordagem interacionista.
Conteúdos: Temas geradores extraídos da vida dos alunos, saber do próprio aluno.
Celestin Freinet
Conhecimento: O homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.
Relação professor-aluno: Relação horizontal, posicionamento como sujeitos do ato de conhecer.
Maurício Tragtemberg

Avaliação: Auto-avaliação ou avaliação mútua.
Miguel Gonzáles Arroyo

Metodologia: Desenho, trabalhos manuais, artes aplicadas, músicas e canto coral passam à categoria apenas atividades artísticas.


Nas artes: Alunos e professor dialogam em  condições de igualdade, desafiados por situações-problemas que devem compreender e solucionar; libertação de opressões, identidade cultural de aluno; estética do cotidiano; educação artística abrange aspectos contextualistas.



PEDAGOGIA LIBERTÁRIA
Tendência Progressista

Escola: Transforma o aluno no sentido libertário e auto-gestionário, como forma de resistência ao Estado 

Metodologia: Livre-expressão. Contexto cultural. Educação estética.
Conteúdos: São colocados para o aluno, mas não são exigidos. São resultantes das necessidades do grupo.
Relação professor-aluno: Professor é conselheiro, monitor à disposição do aluno
Nas artes: Educação Artística abrange aspectos contextualistas
Libertação de opressões, identidade cultural.
Expressão, revelação de emoções, de insight e de desejos
Libertação de impulsos criadores em experiências de grupo

PEDAGOGIA HISTÓRIA-CRÍTICA
Tendência progressista
Fins dos anos 70
Escola: Parte integrante do todo social. Prepara o aluno para participação ativa na sociedade.
C. Rogers: Ensino centrado no aluno.
Homem: Considerado uma pessoa situada no mundo.
Conteúdos: São culturais, universais, sempre reavaliados frente à realidade social.
A. Neill: Desenvolvimento da criança sem interferência.
Mundo: O homem reconstrói em si o mundo exterior.
Ensino-aprendizagem: Técnicas de dirigir a pessoa a sua própria experiência, para que ela possa estruturar-se e agir.
A. Combs (1965): Professor é personalidade única.
Conhecimentos: construído pela experiência pessoal e subjetiva.
Relação professor-aluno: Professor é autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem. Mediador entre conteúdos e alunos.


Metodologia: Contexto cultura;, educação estética; proposta triangulas.


Avaliação: A experiência só pode ser julgada a partir de critérios internos do organismo, os externos podem levar ao desajustamento.]


Nas artes: Conhecer arte. Apreciação, contextualização e fazer artístico.
Educação Artística abrange aspectos contextualistas e essenciais.
Aspectos sociais são considerados para o ensino de arte.
Valorização da estética do cotidiano e capital cultural do aluno.
Resgate da identidade cultural antes de ser partir para um contexto mais amplo. 









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A elaboração deste texto, inicialmente, prendeu-se à necessidade de se utilizar, em sala de aula, um livro que versasse sobre as diversas tendências e práticas da educação, que fizesse uso de uma linguagem fácil, descomplicada, que englobasse ideias pedagógicas de diferentes épocas e de autores consagrados, com uma visão holística, sem perder o senso crítico. O livro enfoca as principais epistemologias (teorias do conhecimento), com suas tendências e práticas pedagógicas, desde a Idade Moderna da Europa Ocidental (séculos XV ao XVIII), com o objetivo de fornecer bases iniciais, ajudando a levar o leitor à reflexão sobre as diversas tendências pedagógicas e, em última instância, de contribuir para a popularização do conhecimento, como pensava o filósofo Antonio Gramsci, no início do século XX.

Pela primeira vez vem à luz um livro cobrindo toda a história da educação brasileira, desde suas origens indígenas até os dias atuais. Todos os que se interessam pela nossa história dispõem, agora, de uma valiosa via de acesso ao conhecimento desse importante capítulo da cultura brasileira: as ideias pedagógicas. Os professores, em especial, têm nas mãos um instrumento de grande utilidade para o desenvolvimento do trabalho com os alunos em sala de aula. Tomando esta obra como roteiro, assegura-se aos estudantes uma visão de conjunto da educação brasileira em sua trajetória histórica. E, recorrendo às abundantes referências bibliográficas, o professor pode selecionar textos fundamentais para organizar seminários de aprofundamentos sobre temas específicos a serem trabalhados por grupos de alunos num instigante processo de enriquecimento curricular. Texto base para a disciplina de história da educação, o livro contém subsídios suscetíveis de auxiliar significativamente o trabalho docente das mais diferentes disciplinas integrantes dos currículos escolares. 
Fonte
https://pt.slideshare.net/vinilocomelo/tendencias-pedaggicas-didtica
http://gmmmz.blogspot.com.br/2013/04/tendencias-pedagogicas.html
https://pt.slideshare.net/KoguenGouveia/as-6-correntes-pedaggicas
https://pt.slideshare.net/jessicanuvens5/as-principais-correntes-pedaggicas

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